Alunos do Colégio da PMCE participam de Feira das Profissões 2022 em Fortaleza

25 de novembro de 2022 - 14:50 #

Durante a manhã desta sexta-feira (25), o 1o Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (1o CPM-GEF), em Fortaleza, juntamente com o 3º Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima (3o CPM-TML), de Maracanaú, promoveram uma Feira das Profissões com o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento sobre diversas carreiras profissionais a seguir, entre elas, a de policial militar.

A feira foi direcionada aos alunos do 9o ano e do ensino médio para os auxiliarem no processo de escolha de uma cerreira profissional, sempre priorizando as preferências de cada um. No evento, que aconteceu na sede do 1o CPM-GEF, na Avenida Mister Hull, em Fortaleza, os alunos puderam conhecer mais a fundo os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), em suas diversas unidades de policiamento, como o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE), Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), Regimento de Polícia Montada e Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa da PMCE (CSASR). Além disso, estiveram presentes na feira Instituições públicas e privadas de ensino superior parceiras dos Colégios da PM, que também puderam falar sobre suas áreas de atuação.

O Coordenador dos Colégios da PMCE, Coronel Porto, destaca que a feira traz diversas oportunidades para os alunos para que possam decidir melhor sobre qual carreira seguir. “A maior intenção do evento é fazer com que os alunos tenham acesso a informações de áreas profissionais diversas e, nós como Colégio da PM, não poderíamos deixar de demonstrar para eles o que temos de melhor dentro da Corporação. Então, desenvolvemos a participação célere e asertiva das principais trocas especias da PM. Aliado a isso, os alunos irão concorrer a uma premiação final para que eles participem ativamente da programação de hoje, para que possam capturar para seu perfil essas atividades”, disse o Coordenador.

“A feira das profissões se mostra bastante importante para o aluno, pois visa auxiliar o estudante na escolha da profissão que pretende almejar. É interessante essa iniciativa para que a PMCE mostre para os alunos as atividades desenvolvidas pela Instituição que ele está vinculado e, quem sabe, ele possa perceber uma vocação para servir futuramente dentro da Corporação”, pontuou o 1o Tenente Mikael, pertencente ao efetivo do Comando Tático Motorizado (Cotam).

A aluna Maria Eduarda, do 9o ano B, falou um pouco sobre a experiência. “Estou amando, porque é importante para quem ainda tem dúvida em qual carreira seguir, seja militar ou civil. É relevante que a gente conheça mais sobre o mercado profissional, por isso, a feira foi uma ótima ideia. Muito obrigada por nos proporcionarem esse conhecimento”, disse.

O Cabo Jonathan, do BPMA, explicou para os alunos como ocorre o processo de fossilização. “O BPMA compõe uma responsabilidade ambiental de preservar e conservar todos os elementos da natureza. O sistema de fossilização é uma espécie de preservação dos animais que já existiram, então, temos exemplares que hoje são utilizados em centros e culturais, e o papel do BPMA vem para evitar a biopirataria”, explicou.

“A importância dos alunos de conhecerem mais sobre nosso trabalho em uma feira de profissões seria despertar o interesse pelo trabalho do policial militar e conhecer o nosso dia a dia. Junto a isso, o nosso projeto social de ecoterapia, que atende crianças com deficiência”, enfatizou o Sargento Andrade, do RPMONT.

Ao final do evento, os policiais militares convidaram os alunos para assistirem uma apresentação do trabalho desenvolvido pela Companhia de Policiamento com Cães e explicaram como os cães são treinados para agirem em diferentes situações. Na ocasião, os cães simularam ações de busca e localização de entorpecentes e explosivos.

Na próxima quarta-feira (30), os alunos do 4o Colégio da Polícia Militar Ministro Jarbas Passarinho (4o CPM-MJP), em Sobral, também receberão a Feira das Profissões.

Assessoria de Comunicação da PMCE