Ouvidoria da PMCE alcança resultados significativos em avaliação de desempenho promovida pela CGE

13 de abril de 2022 - 14:45

A Ouvidoria Setorial da Polícia Militar do Ceará (PMCE) vem alcançando resultados significativos na resolução de suas demandas. Com pontuação de 9,479, maior média nos últimos cinco anos, a Ouvidoria da PMCE atingiu o segundo lugar, no Ranking das Ouvidorias tipo 04, ou seja, aquelas que recebem mais de 1.000 manifestações por ano na Rede de Ouvidoria do Estado do Ceará, conforme relatório de avaliação das ouvidorias estaduais da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). O resultado faz parte das novas diretrizes gerenciais adotadas pelo atual comando da Corporação desde o ano de 2020, não só no campo operacional, mas também na esfera administrativa.

Na avaliação realizada com base na Portaria nº 97/2020-CGE, de 09 de novembro de 2020, foram consideradas as seguintes variáveis: Resolubilidade das Manifestações; Boas Práticas de Ouvidoria/ Controle Social; Índice de Satisfação dos Usuários com a Ouvidoria; Relatório da Ouvidoria Setorial; Participação nas Reuniões da Rede de Fomento ao Controle Social; e Identificação Visual e Divulgação dos Contatos da Ouvidoria.

No ano de 2021, foram registradas no âmbito da Ouvidoria da PMCE, 3311 manifestações. Destaca-se que a Ouvidoria da PMCE, alcançou 95,65 % no índice de Resolubilidade, o qual é contabilizado tomando como base o total de manifestações respondidas no prazo, e o total geral de manifestações registradas no sistema. Já o tempo médio de resposta, chegou a sete dias. Além disso, o índice de satisfação com o atendimento da Ouvidoria atingiu 79,15%.

Considerando a importância da Ouvidoria como instrumento de Gestão, em 2021, o Comando Geral da PMCE elevou o seu status institucional para Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria. Uma das primeiras medidas a serem adotadas a partir das sugestões dessa assessoria, foi a adesão por parte da Polícia Militar ao Programa de Integridade do Governo do Estado, um projeto pioneiro do Estado que vem sendo realizado pela Controladoria e Ouvidoria do Estado do Ceará.

Fontes: CGE / Relatório de Gestão de Ouvidoria da PMCE -2021

Assessoria de Comunicação da PMCE