Comandante geral da PMCE participa do 4° Colóquio Internacional sobre Boas Práticas Policiais na Guatemala

2 de dezembro de 2019 - 20:55 # # # #

O coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Alexandre Ávila, participou, durante três dias, do 4° Colóquio Internacional sobre Boas Práticas Policiais, na Guatemala, país da América Central. O encontro, que reuniu profissionais de diversos países latino-americanos, é patrocinado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e visa discutir assuntos de alta relevância para as atividades policiais e traçar novas estratégias no combate à violência urbana. A previsão é que no próximo ano, Fortaleza seja sede da quinta edição do evento.

Neste ano, o colóquio, que ocorreu entre os dias 27 e 30 de novembro, discutiu as atuações das polícias em relação ao avanço de imigrantes em diversas nações. “Houve a representação de dez países, entre chefes de polícia e especialistas da área, como também do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Nós discutimos as práticas policiais que envolvem o trato de imigrantes, tendo como referência a América Latina, como também as imigrações extracontinentais”, destacou o comandante geral.

A primeira edição do colóquio ocorreu na cidade de Quito, no Equador, ano de 2016. No ano seguinte, Santiago, no Chile, recebeu o evento. Alexandre Ávila, então secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), também participou da edição, quando trocou experiências com gestores internacionais sobre o combate à criminalidade em seus respectivos territórios.

Secretário adjunto da SSPDS participa de Segundo Coloquio Internacional no Chile

Já no ano passado, foi a vez de Cusco, no Peru, quando o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Juarez Gomes Nunes Junior, participou dos debates, que buscaram possíveis soluções para a redução do custo humanitário nas comunidades vulneráveis do continente.

Diretor da Aesp participa de Colóquio Internacional no Peru para analisar os desafios da violência urbana

Agora, Fortaleza deverá receber a edição de 2020. De acordo com o comandante geral da PMCE, a aproximação entre a Segurança Pública cearense e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha foi um dos fatores preponderantes para a escolha. “Nós temos um trabalho aproximado com o CICV, que vem desde 2001, através do envio de instrutores para a Cruz Vermelha em toda a América Latina, visando à multiplicação das normas fundamentais de Direitos Humanos e Princípios Humanitários. Outro fato foi a importância da Capital para cenário nacional, além da sua estrutura turística”, disse.

 

Fonte: SSPDS