Forças de Segurança prendem dois suspeitos e elucidam latrocínio de policial militar

6 de novembro de 2019 - 17:26 # # # # #

Após um trabalho rápido das forças de segurança cearenses, dois suspeitos foram presos em flagrante por participação no latrocínio que vitimou o soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Pedro Henrique dos Santos Siqueira (23), em uma gráfica no bairro Henrique Jorge, Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6), nessa terça-feira (5). O soldado Henrique ingressou na PMCE no ano de 2018 e era lotado na 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE). As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada, nesta quarta-feira (6), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Fortaleza.

O primeiro suspeito a ser preso foi Iago dos Santos Monteiro (28) – com antecedentes criminais por roubo, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi encontrado por composições da PMCE, quando procurava atendimento médico, em uma unidade de saúde do bairro Parangaba (AIS 5). O homem é o mesmo que aparece nas imagens de câmeras de segurança de segurança do estabelecimento com uma arma de fogo em punho e subtraindo os objetos das vítimas antes da troca de tiros com o policial. O suspeito foi detido e está sob escolta policial.

Com as demais equipes policiais em campo, os profissionais de segurança identificaram o segundo envolvido. Em diligências realizadas pela Polícia Militar do Ceará, pela 11ª delegacia do DHPP da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Wesley Mesquita Pinto (29) foi localizado no imóvel de familiares, no bairro Couto Fernandes (AIS 5).

Em seu depoimento, Wesley confessou participação no crime, alegando que deu apoio com uma motocicleta à ação criminosa, após atender ao convite de Iago para participar do crime. Inclusive, o suspeito disse que socorreu o partícipe baleado até a unidade de saúde e empreendeu fuga depois. A motocicleta utilizada no roubo que resultou na morte do agente de segurança foi apreendida, no bairro Bela Vista (AIS 6), local que seria a casa de Wesley. A dupla foi autuada em flagrante pelo crime, no DHPP.

Arma de fogo apreendida

Também durante os trabalhos policiais visando à elucidação do crime, a Polícia Militar chegou a outros dois homens. Eles estavam com uma arma de fogo, supostamente utilizada durante a ação criminosa. De acordo com as investigações da Polícia Civil, um dos indivíduos recebeu o revólver calibre 38 de Wesley, no bairro Pici, logo após o crime.

Na abordagem, o investigado alegou que a arma não estava com ele. Foi então que a guarnição chegou a mais um segundo indivíduo. Em busca na casa do suspeito, na mesma região, os militares encontraram e apreenderam o revólver, que será encaminhado à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para confirmar se é a mesma arma utilizada na morte do PM. Ambos foram autuados em flagrante no 10° Distrito Policial (DP) por posse ilegal de arma de fogo.

Atendimento ao profissional de segurança cearense

Em uma postagem nas redes sociais, o secretário da SSPDS, André Costa, lamentou a morte do soldado da PM. “Era um jovem de 24 anos que ingressou ano passado na Polícia Militar e trabalhava na PRE. Toda a Família Segurança Pública do Ceará está de luto. Lamento profundamente e me solidarizo com a família e amigos, colocando à disposição tudo o que for necessário”, escreveu. O gestor citou ainda os esforços feitos pela Secretaria da Segurança para zelar pelos profissionais cearenses.

Entre essas medidas está a implantação da 11ª delegacia do DHPP, unidade responsável por investigar crimes contra policiais; a criação do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF), único setor no Brasil que fornece gratuitamente assistência jurídica a policiais, e que conta com 52 advogados; aquisição de pistolas e fuzis importados dos Estados Unidos; e o aumento do limite de horas extras.

“Esse é o 2º caso de morte de policial no ano. Em ambos os casos, estavam de folga. Reduzimos muito em relação aos últimos anos (26 em 2016, 27 em 2017 e 13 em 2018), mas nunca vamos nos dar por satisfeitos enquanto um único policial for vítima de crime violento. Podemos fazer mais e melhor”, finalizou.

 

Fonte: SSPDS