SSPDS e Sindiônibus intensificam estratégias de combate a crimes em coletivos

9 de agosto de 2019 - 08:07 #

As forças de segurança do Ceará e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) realizaram uma reunião, na manhã dessa quinta-feira (8), para discutir o aprimoramento das estratégias nos transportes coletivo da Grande Fortaleza. Estiveram presente o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; o coordenador Geral de Operações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel George Stephenson; o diretor adjunto do Departamento de Polícia da Capital (DPC), Fábio Torres; o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira; além de comandantes e responsáveis pelas 13 Áreas Integradas de Segurança que cobrem Fortaleza e Região Metropolitana.

A parceria entre a SSPDS e o Sindicato já ocorre desde 2017, e mensalmente as instituições se reúnem para debater as ações de segurança nos territórios, com o objetivo de garantir segurança para os usuários dos transportes coletivos, assim como os funcionários das empresas de ônibus. Também, desde o começo dos diálogos, a Secretaria já realiza a operação Passageiro Seguro, que consiste em abordagens a coletivos nos locais onde há maior incidência de crimes, com o uso de detectores de metais doados pelo próprio Sindicato. As ações são orientadas a partir de informações enviadas pelo próprio Sindiônibus.

Até o sétimo mês de 2019, os roubos a coletivo reduziram em 58,6%, se comparados ao mesmo período do ano passado. Em 2018, foram 807 crimes. Neste ano, esse número caiu para 334.Esse é o melhor resultado desde 2011, quando foram registrados 279 crimes.No mês de julho último, a queda foi de 54%, quando foram registrados 40 crimes. Em 2018, esse número foi de 87.“A queda nos roubos já vem acontecendo desde 2017,antes mesmo de ser ampliado o uso do cartão de integração. É um trabalho contínuo. Não foi algo que passou a aconteceu do dia para a noite. Desde o início das reuniões, nós traçamos algumas estratégias à época, e como vimos que deu resultado, estamos intensificando. Fazemos as abordagens diárias, de domingo a domingo, e sempre buscando melhorar,analisando quais os bairros, vias, ruas e agora horários, que mais acontecem os crimes”, ressaltou o secretário da SSPDS, André Costa.

O presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, comentou que agora, após uma série de medidas adotadas em conjunto com a SSPDS, é a vez de refinar as ações e trabalhar ainda mais para combater os crimes contra os passageiros. “Agora, estamos passando para uma próxima fase. Alcançamos uma estatística muito positiva no sentido de redução no número total de assaltos a coletivo. Nosso foco serão os assaltos que, muitas vezes, não são detectados. Estamos estreitando ainda mais essa comunicação com a Polícia para podermos usar a nossa estatística de maneira mais ágil. Vamos indicar os locais para abordagem aos coletivos, o que a Polícia já faz regularmente, com horários e pontos onde estão ocorrendo os assaltos. Trabalharemos para dar uma resposta em um prazo mais curto”, disse.

FONTE: SSPDS