27 ocorrências são registradas durante 2º turno no Ceará

28 de outubro de 2014 - 17:11

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou, das 6 às 18 horas deste domingo (26), data do 2º turno, 2.586 ligações atendidas somente em Fortaleza e Região Metropolitana, das quais 918 delas relativas às eleições. No total foram atendidas 778 ocorrências, das quais 316 foram somente relacionadas a crimes eleitorais. Sendo que 20 viraram ocorrências policiais, 19 delas relativas às eleições e 1 por desobediência à Lei Seca.

Vinte e sete (27) procedimentos, relativos a crimes eleitorais, foram registrados em todo o Estado, sendo 20 em Fortaleza e RMF e sete no Interior do Estado. Desses 27, 25 foram encaminhados às delegacias e a Polícia Federal por policiais militares.

Integração

Com o objetivo de atuar de forma integrada e possibilitar a tomada rápida de decisões, estão reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), das 8 horas do sábado (25) até o fim da apuração dos votos do 2º turno das Eleições 2014, representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio das suas vinculadas Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Perícia Forense (Pefoce) e Corpo de Bombeiros (CB), Exército Brasileiro (EB), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Também foram convidados membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Neste domingo (26), trabalharam 10.200 policiais civis e militares em todo o Ceará – mesmo efetivo empregado no 1º turno. O policiamento ordinário foi realizado normalmente em todo o Estado. No 2º turno, houve um maior reforço no policiamento em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

O Exército atua com 2.500 militares que estão à disposição da Justiça Eleitoral. Além de Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Pacatuba e Maracanaú, após autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os homens do Exército foram distribuídos para as zonas eleitorais de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati. Os policiais que foram escalados para trabalhar no Interior se encontram nos municípios desde a última quarta-feira (22) e continuam nas cidades até a terça-feira (28) após o pleito.

A Secretaria da Segurança informa ainda que, além do policiamento motorizado, a pé e com a utilização de helicópteros, as tropas especializadas, como o Batalhão de Choque, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), Batalhão de Polícia Montada, entre outros, continuaram suas atuações de reforço do policiamento normalmente tanto no 1º, como neste 2º turno.

Ocorrências 1º turno

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou, das 6 às 18 horas do último dia 5, data do 1º turno, 2.946 ocorrências atendidas somente em Fortaleza e Região Metropolitana, 59 delas relativas às eleições e 50 por desobediência à Lei Seca.

Oitenta e dois (82) procedimentos, relativos a crimes eleitorais, foram realizados pela Polícia Civil em diversos municípios do Estado. Desses 82, 55 foram encaminhados às delegacias por policiais militares. Desses 82 procedimentos registrados, 48 foram contra pessoas que seriam da coligação do Partido dos Trabalhadores (PT), correspondendo a 58% do total, outras 11 ocorrências foram registradas com pessoas que seriam da coligação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o que equivale a 13% do total.