PROERD

6 de janeiro de 2014 - 15:41

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, (PROERD) foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

No Brasil, o programa se iniciou pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro(PMERJ) em 1992, a qual tinha interesse em desenvolver um projeto de prevenção relacionado aos diversos aspectos das drogas. Surgiu então a denominação de PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

Em seguida, no ano de 1993 o programa foi recepcionado pela Polícia Militar de São Paulo(PMSP) e passou a se chamar “Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência”, porém mantendo a sigla PROERD. Daí em diante, o PROERD se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do nosso país, sendo implantado na Polícia Militar do Ceará em março de 2001. Nesse mês foram formados os primeiros 27 instrutores, pela equipe mista de mentores PROERD de Santa Catarina e São Paulo.

O PROERD é um programa essencialmente preventivo e comunitário, consistindo em três currículos: 5º ano, 7º ano e pais de alunos, ministrado por policiais militares fardados durante um semestre letivo, sendo uma aula por semana,. Ao final do curso é realizada uma grande formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de Aluno PROERD.

Possui como material didático o “Livro do Estudante para o 5º e 7º ano” “Livro dos Pais” e o “Manual do Instrutor” auxiliando os respectivos alunos e os Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

O programa consiste assim, em uma ação conjunta da Polícia Militar, através do Policial PROERD; da Escola, através de professores, especialistas e estudantes; e Família, representada pelos pais e pela comunidade de modo geral. Todos unidos no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.

Em 27 de setembro de 2011, através da portaria 292/2011-GC, a Coordenação Institucional do PROERD, passou a ser vinculada diretamente ao Comando de Polícia Comunitária – CPCom, sendo o responsável pelo gerenciamento dos recursos humanos e materiais do Programa, visando proporcionar uma maior dinâmica e abrangência ao PROERD. Com essa medida, todos os instrutores foram transferidos para o programa “Ronda do Quarteirão”.

 

 

O atual Coordenador Institucional do PROERD é o Ten-Cel PM Paulo Sérgio Braga Ferreira.