PMs passam a atuar dentro de ônibus em Fortaleza e RMF

6 de janeiro de 2019 - 15:30 # # #

Para garantir segurança aos usuários de transporte coletivo na Grande Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e sua vinculada Polícia Militar do Ceará (PMCE) montaram uma operação que consiste no acompanhamento de 33 linhas na Capital, com policiais militares dentro dos veículos; quatro na Região Metropolitana, seguidas por equipes de motopatrulhamento. A iniciativa foi articulada com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que informou os principais itinerários a serem acompanhados nesta sexta-feira (04). Parte dos novos 373 policiais recém-nomeados na quarta turma do último curso da PM está atuando nos coletivos.

Serão três policiais militares fardados dentro de cada coletivo, nas 33 linhas da Capital. Já em Maracanaú e Caucaia, o acompanhamento acontecerá com três policiais do motopatrulhamento. A partir de meia-noite, 20 linhas de ônibus “corujões” serão escoltadas por viaturas da Polícia Militar em Fortaleza, visando inibir ações criminosas contra os veículos de transporte de passageiros.

Outra medida adotada é a circulação de ônibus apenas com policiais a paisana dentro, como estratégia para combater ofensivas criminosas e identificar possíveis autores. De acordo com o Coronel George Stenpheson, comandante do Comando de Policiamento de Capital (CPC), “os policiais militares já estão dentro dos coletivos e prontos para qualquer intervenção criminosa, inclusive com a realização de abordagens”.

“A orientação do nosso coronel comandante geral Alexandre Ávila é que caso seja detectada qualquer ação criminosa, essa pessoa seja devidamente presa e encaminhada para a realização dos procedimentos legais”, disse. A previsão é que o número de linhas acompanhadas aumente neste sábado, após novas definições junto ao Sindiônibus.

 

Fonte: SSPDS