COPAC da PMCE salva a vida de quatro bebês nos últimos 15 dias

23 de abril de 2025 - 14:16

Somente nos últimos 15 dias, policiais lotados no Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC) da Polícia Militar do Ceará da Polícia Militar do Ceará (PMCE) protagonizaram quatro atendimentos de urgência que resultaram no salvamento de bebês engasgados. As ocorrências aconteceram em diferentes pontos de Fortaleza e Região Metropolitana e evidenciam a importância do preparo técnico e emocional dos agentes de segurança pública diante de situações de alto risco e extrema delicadeza.

Primeira ocorrência – Avenida Leste Oeste (10/04)


Na manhã do dia 10 de abril, por volta das 8h50, uma equipe do COPAC, formada pela Sargento Sibéria e pelo Soldado Dos Santos realizava patrulhamento pela Avenida Leste Oeste quando foi abordada por populares em um veículo Kwid prata, em desespero. No carro, a pequena Louise, recém-nascida de apenas 4 dias, estava engasgada. Com rapidez e precisão, os policiais realizaram a manobra de Heimlich adaptada para bebês, conseguindo desobstruir as vias aéreas da criança. Após estabilizá-la, a equipe acompanhou a família até o Hospital Infantil Luís de França, onde a bebê foi atendida pela equipe médica do hospital.

 

Segunda ocorrência – Base José Euclides (12/04)

Na noite do dia 12, a equipe do Grupo de Segurança Comunitária do José Euclides, composta pelos soldados Leal, Viana e Davi, foi acionada via CIOPS, para socorrer um bebê de 1 mês de vida em estado crítico. Ao chegarem na base, encontraram uma mãe em desespero com a criança já sem sinais de choro, com obstrução visível das vias aéreas. Um dos policiais, aplicando os conhecimentos adquiridos em treinamentos, iniciou imediatamente a manobra de Heimlich, conseguindo fazer com que o bebê voltasse a respirar. A criança foi levada com urgência à UPA do São Cristóvão, com o apoio da equipe composta pelos soldados Lima e Hilanna, onde recebeu atendimento médico e foi liberada em bom estado de saúde. A ação emocionou os envolvidos e reforçou o compromisso da corporação com a vida.

 

Terceira ocorrência – Base COPAC do José Euclides (19/04)

Por volta das 23h30 do último sábado (19), a equipe do COPAC foi acionada presencialmente por uma senhora que carregava nos braços seu bisneto, de quase um ano de idade, desfalecido após um engasgo. Um dos policiais realizou a manobra de Heimlich, e o bebê soltou um leve choro, apresentando sinais de melhora. Com o quadro parcialmente estabilizado, a criança e a bisavó foram imediatamente socorridas na viatura, com urgência, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jangurussu. No local, o bebê recebeu atendimento imediato da equipe médica de plantão. Em seguida, foi constatado que a criança se encontrava em boas condições clínicas.

 

Quarta ocorrência – Base COPAC Maracananzinho (23/04)


Na manhã do dia 23 de abril, durante a troca de plantão na Base COPAC de Maracanaú, duas senhoras chegaram correndo, pedindo ajuda para salvar uma bebê de apenas 2 meses que havia se engasgado e estava desfalecida. Mais uma vez, os policiais — Sargento F. Miranda e Soldado J. Batista — agiram rapidamente, aplicando a manobra de Heimlich e conseguindo desobstruir as vias aéreas da criança. A bebê foi levada imediatamente ao Hospital Municipal Dr. João Elízio, onde recebeu cuidados da equipe médica, sendo atendida pela equipe médica.

 

A importância da manobra de Heimlich em casos de engasgo infantil
A manobra de Heimlich adaptada para recém-nascidos e lactentes é um procedimento simples, mas que pode salvar vidas em casos de obstrução das vias aéreas por leite, saliva ou objetos. Realizada com toques precisos nas costas e no peito do bebê, ela promove a expulsão do que estiver impedindo a respiração.

Assessoria de Comunicação da PMCE