Policiamento Comunitário: PMCE promove mediação de conflitos; Taxa de resolutividade chega a 98% no primeiro semestre de 2024
12 de setembro de 2024 - 18:37
Com o objetivo de promover uma conversa saudável e atuar na prevenção da violência e criminalidade, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando e Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), criou o Núcleo de Mediação de Conflitos (Numec). Em atuação desde julho de 2022, o serviço funciona tanto de forma presencial como de virtual e o foco é promover o policiamento comunitário e a promoção dos direitos humanos, visando fortalecer os laços sociais e criar um ambiente harmonioso e seguro para todos. Somente no primeiro semestre de 2024 aconteceram 405 atendimentos, desses 98% chegaram a um acordo amigável.
Os mediadores são todos policiais militares e atendem diversos tipos de conflitos, como: desentendimentos familiares, disputas entre vizinhos, questões de dívidas, entre outros. O núcleo também intervém em casos que envolvem crimes de ação penal pública condicionada à representação, como ameaças, furto de coisa comum, perseguição e violação de segredo, além de crimes de ação penal privada, como injúria, calúnia e difamação. Ainda, conflitos atípicos e que podem evoluir para infrações penais, como disputas relacionadas a pensão alimentícia ou conflitos familiares e de vizinhança, também são tratados.
“A Mediação é uma ferramenta extraordinária de prevenção, sendo um método de resolução de conflitos extremamente eficaz, o que faz com que diversas ocorrências sejam diluídas e deixem de evoluir para crimes graves, como homicídios, lesões corporais ou outros”, explica o Tenente Goes, Supervisor do Núcleo de Mediação do COPAC.
SAIBA COMO AGENDAR UMA MEDIAÇÃO
Os atendimentos podem ser agendados e realizados presencialmente ou, dependendo da situação, de forma virtual. As solicitações podem ser feitas espontaneamente à PMCE, na sede do COPAC, Avenida Vicente de Castro, 1355 – Cais do Porto, Fortaleza, ou via telefone/whatsapp 99400-1894. Atualmente os atendimentos são feitos para as cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape.
Assessoria de Comunicação da PMCE