PMCE e MPCE se reúnem para alinhar estratégias voltadas a ações de segurança pública

26 de outubro de 2022 - 16:54

Com o intuito de alinhar diretrizes voltadas para ações policiais no Ceará, oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) se reuniram, nesta quarta-feira (26), com promotores de Justiça do Ministério Público do Ceará (MPCE). O encontro ocorreu no auditório do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE, em Fortaleza, e contou com as presenças do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; do Subcomandante Geral da PMCE, coronel Clauber de Paula, e dos promotores de Justiça do MPCE, Breno Rangel e Rafael Nepomuceno.

Durante a reunião, estratégias voltadas para o fortalecimento do trabalho realizado entre as instituições foram debatidas. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, agradeceu a voluntariedade e a disponibilidade dos promotores de Justiça em participar do encontro. Ele salientou ainda a importância da agenda para que a tropa obtenha melhores resultados em suas atividades operacionais. 

“É uma oportunidade para alinharmos alguns pontos e traçarmos novas estratégias. Essa união de esforços é de grande valia para o dia a dia do trabalho dos nossos policiais, além de contribuir também para que, com muito zelo e engajamento, tenhamos bons resultados em nossas ações preventivas e repressivas. Tenho certeza que esse momento fará com que a gente consiga ainda mais qualificar as nossas prisões. Estimo que esse encontro renda bons frutos. Dessa forma, executaremos da melhor maneira possível o nosso trabalho”, destacou ele. 

O coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Caocrim) do MPCE, Breno Rangel, falou sobre os principais pilares que devem ser cumpridos para uma melhor atuação das forças de segurança. Na ocasião, o promotor orientou os policiais militares sobre os requisitos necessários para a entrada em residências durante ações policiais e para a realização de buscas e reconhecimento de suspeitos. 

“Primeiramente, quero agradecer a oportunidade de estarmos juntos aqui. O objetivo do nosso encontro é focar na troca de ideias para melhorarmos o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do bem-estar da sociedade cearense. É importante destacar ainda que a Polícia Militar realiza grande parte dos flagrantes que ocorrem em nosso Estado. Digo isso para que vocês lembrem o quão importante são. Com isso, queremos criar uma uniformidade no trabalho entre as Polícias e o Ministério Público, focando nos principais pilares estabelecidos para fortalecermos esse trabalho”, ressaltou o promotor. 

Reconhecimento

Ao final do encontro, os promotores do MPCE, Breno Rangel e Rafael Nepomuceno, receberam do subcomandante geral da PMCE, coronel de Paula, certificados pela presença na reunião. Rafael Nepomuceno agradeceu e reforçou a importância do encontro para que o trabalho entre as instituições se fortaleça ainda mais. 

“Tenho esperança de que, juntos, podemos e devemos utilizar de todos os artifícios e mecanismos que estão à nossa disposição para nos acautelarmos com ferramentas e informações sólidas e robustas. Alinharmos-nos enquanto instituições, mesmo com nossas autonomias, é lembrarmos de que precisamos andar de mãos dadas para efetuarmos a nossa grande missão: o combate à criminalidade”, finalizou ele. 

Fonte: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

Assessoria de Comunicação da PMCE