Encerramento do Curso de Operações Táticas especializados em ações em terrenos de caatinga
5 de outubro de 2021 - 16:26
Com foco no policiamento em zona rural e área de caatinga, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), juntamente com a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), capacitaram 28 policiais com a conclusão do Curso de Operações Táticas Rurais. Dos formando, 26 são policiais militares, um policial civil e um policial penal, todos concluíram com êxito a capacitação e se tornaram cotarianos. O curso foi finalizado nessa segunda-feira (04), com a entrega dos brevês.
Essa foi a 8ª edição do Curso de Operações Táticas Rurais, que teve início no dia 9 de agosto de 2021, com 72 alunos, seguindo até a última sexta-feira, 1º de outubro, com a última instrução. O propósito da capacitação foi habilitar profissionais para atuarem em ocorrências de alta complexidade e enfrentamento a grupos criminosos atuantes no interior do estado, especialmente em áreas do bioma da caatinga.
Com 370 horas/aulas, os integrantes do curso tiveram instruções de diversas disciplinas, desde momentos teóricos, como direitos humanos, ética e cidadania, até instruções práticas, como identificação de noções de material explosivo, operações ribeirinhas, noções de direção “off road”, operações em plano vertical e montanhismo, dentre várias outras. Além do ambiente de sala de aula, os cursandos tiveram aulas em ambiente externo no 40ª Batalhão de Infantaria e na Polícia Militar da Bahia.
“Os alunos foram levados a colocar os conhecimentos em prática, buscando sentir os efeitos reais da aclimatação, desenvolvendo atividades necessárias para sobrevivência como construção de abrigos, obtenção de água, fogo e alimento, tornando o policial um operador capacitado e mentalmente preparado, capaz de sobreviver a condições extremas de emergência, enfrentando as dificuldades da fadiga, da fome e da sede”, disse Coordenador do Curso, o 1º Ten Gledstone.
Assessoria de Comunicação da PMCE