BEPI prende foragido da CPPL 5 no Rio Grande do Norte
3 de março de 2021 - 16:35
Equipe do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior do Comando de Policiamento de Choque (BEPI/ CPCHOQUE) prendeu na tarde desta terça-feira, 2, Francisco Mauro Gean de Lima (36), foragido da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL V), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. O fugitivo, que estava com identidade falsa e uma arma de fogo, foi capturado no Rio Grande do Norte (RN) próximo a divisa com o Ceará, após informações da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
Após informações da Coin de paradeiro de um fugitivo da CPPL 5, equipe do BEPI, do Comando de Policiamento de CHOQUE (CPCHOQUE), se deslocou na tarde de ontem, 2, para a localidade de Agrovila Palmares, que fica na zona rural do município de Apodi, do estado do RN, para averiguar sobre um possível refúgio onde estaria Francisco Mauro. O homem é conhecido como um dos líderes de facção criminosa no Ceará, liderando as ações do grupo criminoso no Sertão Central do estado, sendo responsável por vários crimes na região de Ibicuitinga, Quixadá e Morada Nova, que vão do tráfico de drogas a ordens de execução de pessoas na região. Contra Mauro Gean existem 5 mandados de prisão em aberto.
Ao chegar no local, os policiais militares encontraram o suspeito sentado em frente a uma residência conversando com outras pessoas. Foi feita abordagem policial, e Francisco Mauro apresentou um documento de identidade que, após averiguação e consulta, se mostrou ser falsa. A equipe indagou ao suspeito se estaria de posse de ilícitos e o homem confessou possuir uma arma de fogo dentro de uma mochila na residência, sendo autorizado pela proprietária da casa as buscas no local, onde foi apreendido a pistola Taurus 24/7 PRO DS, 32 munições .40, três carregadores, R$ 480,00 em espécie, aparelho celular e a identidade falsa.
O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Mossoró para cumprimento de mandado de prisão e autuação no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento e artigo 308 do Código Penal. Francisco Mauro tem cinco passagens por homicídio, quatro por associação criminosa além de roubo, corrupção de menores, entre outros.
Um policial militar na ação declarou: “A operação da PMCE, por meio do Batalhão de Policiamento Especializado do Interior – BEPI, através do COTAR (Comando Tático Rural), vem a confirmar as palavras do Secretário de Segurança do Estado, delegado de polícia federal Sandro Caron, que os setores de inteligência policial da PMCE e investigativos da polícia civil serão a maior arma contra o crime organizado no estado do Ceará.”
Assessoria de Comunicação da PMCE