Alunos de projeto social da PMCE são destaques em competição de artes marciais no Ceará

29 de abril de 2019 - 14:33 # # # #

Oito alunos do projeto social “Lutando pela Paz” da Polícia Militar do Ceará participaram da 1ª Edição da Copa Ceará de Lutas, um dos maiores eventos de artes marciais do estado, que aconteceu nesse sábado e domingo (27 e 28), no Ginásio principal do Centro de Formação Olímpico (CFO).

A competição esportiva contou com a participação de aproximadamente 3 mil atletas que disputaram em 7 modalidades, dentre elas: judô, boxe, jiu-jitsu, karatê, taekwondo, kung fu e wrestling.

Na modalidade “judô”, quatro alunos do projeto da PMCE subiram ao pódio: na categoria sub-15, David Fagoa e João Cássio obtiveram o 3º lugar e Elias da Silva, o 2º lugar; Yuri da Silva subiu ao pódio na categoria sub-13, no 1° lugar.

Outros três alunos do projeto, da sede do 17º BPM, também tiveram ótimo resultado na modalidade karatê, foram eles: Emily Ferreira, 12 anos, medalha de bronze; Kaio Ítalo, 8 anos, medalha de prata e Ana Paula, 9 anos, medalha de ouro.

     

Questionado acerca do resultado apresentado pelos alunos do projeto, o 2º Sargento PM Jayson, professor dos jovens que treinam na sede do 22º BPM (Papicu), disse que “é ótima a minha avaliação, pois, mesmo com pouco tempo de participação do projeto, os alunos conseguiram obter ótimo desempenho”.

Sobre a importância do esporte que vem sendo inserido na vida dos jovens por meio do projeto “Lutando pela Paz”, o Sargento afirmou que “o judô tem como pilares a disciplina e a humildade, valores esses que podem ser levados para toda a vida dos adolescentes.”

Sobre o projeto “Lutando pela Paz”

O Projeto Lutando Pela Paz foi lançado em março de 2016 como estratégia de uma polícia de aproximação às comunidades dos bairros Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe, em Fortaleza-CE.

Com aulas gratuitas oferecidas às crianças, aos adolescentes e adultos de comunidades carentes, o projeto emprega os valores próprios do karaté, do judô, da capoeira, dentre outras artes marciais, para construir e fortalecer o significado social de respeito, tolerância, autocontrole e autorresponsablidade como fundamentos democráticos e de cidadania.

O Lutando pela Paz faz parte das ações do Ceará Pacífico e está vinculado às ações das Unidades Integradas de Segurança – UNISEG, hoje já sendo oferecido em 13 comunidades diferentes, na Capital e no Interior do estado, contando com mais de 1000 alunos, que fazem do esporte a principal ferramenta contra as drogas e a violência.

 

Assessoria de Comunicação da PMCE