Policiamento a pé no Centro de Fortaleza prende assaltante portando faca e simulacro

11 de maio de 2018 - 15:06 # #

A intensificação das ações policiais no Centro de Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), continua apresentando resultados positivos no combate às atuações criminosas. Nesta quarta-feira (9), o policiamento ostensivo a pé, que tem sido uma das principais modalidades utilizadas na região, efetuou a prisão de um assaltante em posse de vários bens oriundos de roubo. Com ele, foi apreendida tambémuma faca, que servia para ameaçar as vítimas.

Cícero de Lima Dimas (39) foi visualizado transitando, em atitude suspeita, próximo à Praça da Estação. Quando avistou os policiais, o suspeito arremessou um objeto que aparentava ser uma arma de fogo,mas na verdade se tratava de um simulacro e,em seguida, uma faca. Material recuperado pela Polícia, após a abordagem. Com ele, foi encontrada ainda uma mochila contendo uma bateria portátil, uma caixa de som e uma quantia no total de R$ 108,00.

O homem, que já responde a seis inquéritos policiais, sendo três por furtos, dois por roubo e um por lesão corporal dolosa, foi conduzido ao 34° Distrito Policial (DP), onde foi reconhecido como suspeito de cometer assaltos no bairro. Ele foi autuado em flagrante por roubo.

CVP e Furto

Na última segunda-feira (7), o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, estiveram reunidos com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), para apresentar a redução de 40% os índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e Furto, cada. (http://www.sspds.ce.gov.br/2018/05/07/investimentos-em-seguranca-publica-possibilitam-reducao-em-cvp-e-furto-no-centro-de-fortaleza/)

A reunião foi capitaneada pelo presidente da CDL, Assis Cavalcante. Sentados à mesa para também ouvir e debater as principais demandas, estiveram os comandantes gerais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronéis Ronaldo Viana e Heraldo Pacheco, respectivamente; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Everardo Lima; e o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Macêdo.

Conforme dados repassados pela Assessoria de Análise Estatística e Criminal (Aaesc) da SSPDS, a redução no CVP, que inclui todos os tipos de roubo, exceto latrocínio, foi de 39,9%. Foram 549 ocorrências até o mês de abril de 2018, contra 913 casos, em 2017. A diminuição já vem por quatro meses seguidos, assim como o Furto, que teve uma redução também de 39,9% até abril. O número de ocorrências, que eram de 1.207, no ano passado, reduziu para 726.

Fonte: SSPDS