Centro Biopsicossocial (CBS) / Assitência Religiosa (CSASR)

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, em uma busca  incessante pela excelência de suas atividades, atenta para uma visão holística de HOMEM enquanto um ser biopsicossocial, onde o foco não é apenas a doença e o tratamento em si, mas todos os aspectos relacionados ao fenômeno do adoecer ( sejam eles fisiológicos,psicológicos, sociais, ambientais ou espirituais) os quais também devem ser considerados para que o tratamento seja eficaz, visando a promoção à saúde e focando no tratamento integro com ênfase na ética e sigilo absoluto. Esses pensamentos representam a necessidade de aperfeiçoamento da atual política de Segurança Pública onde há a preocupação com a qualidade de vida do policial militar e dos seus dependentes, sendo que em um ato de responsabilidade institucional e social apoiou a inauguração no dia 26 novembro de 2009 o Centro Biopsicossocial – CBS, vinculado a CSAS, que funciona como um órgão sanitário, congregando em um espaço único os serviços de psicólogos e assistentes sociais, proporcionando um atendimento biopsicossocial de qualidade e excelência a toda família policial militar.

 

Oferecer ao seu público alvo, policiais militares e seus familiares, um serviço de acompanhamento social e tratamento dos distúrbio psíquicos/comportamentais que influem diretamente na dinâmica de relacionamento biopsicossocial e espiritual, possibilitando um redução do stress do dia a dia profissional.

 

Atendimento psicoterápicos individuais – O atendimento psicológico é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia, estando ancorado também no Código de Ética Profissional do Psicólogo. A psicoterapia é também é um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.

O atendimento psicoterápico visa facilitar o movimento natural da vida, criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma. Os sintomas que geram a necessidade de processo psicoterapêutico tendem a desaparecer à medida que aprendemos o que eles têm a nos ensinar. Em suma, o objetivo de um processo psicoterapêutico é a melhoria da autoestima e a ampliação do autoconhecimento do ser.

Visitas Domiciliares – Considerando que a Coordenadoria de Saúde e Assistência Social tem a missão de fornecer apoio, orientação psicológica/social, e assistência aos militares e dependentes . O CBS realiza diariamente visitas domiciliares, através de psicólogos e assistentes sociais, visitas estas previamente agendadas ao militares de Licença para Tratamento de Saúde e dependentes que tenham sofrido algum abalo emocional, a fim de oferecer assistência multiprofissional  aos usuários.

Clínica médica geral, endocrinologia, cardiologia e Nutrição – É uma área bem ampla do conhecimento médico que atua no diagnóstico preliminar de patologias e no encaminhamento aos exames laboratoriais emergenciais. O pacientes militares e seus dependentes são acompanhados durante o acolhimento é encaminhados para clínicas do ISSEC e médicos filiados.

Mutirões ( Optometria, homeopatia/iridologia, vacinação, audiometria) – Mutirão é o nome dado no Brasil a mobilizações coletivas para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. São realizados no próprio CBS ou de forma itinerante. Levados aos quarteis, ofertando aos militares e dependentes diversos atendimentos.

Ação “Cuidando do Cuidador” – Ação social itinerante, realizada mensalmente, nos batalhões e companhias da PMCE com intuito de levar os serviços oferecidos no CBS, bem como palestras e profissionais colaboradores. A iniciativa visa proporcionar a melhoria da qualidade de vida da comunidade policial e seus dependentes. Ação esta, que potencializa a cidadania e a consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor e faz com que o cuidador sinta-se acolhido dentro da sua instituição.

Endereço

Rua Tereza Cristina, nº 1575 – Farias Brito – Cep: 60.015-141

Contato:(85) 3101-2241

Email:cbs.pmce@gmail.com

NúCLEO GESTOR FUNÇÃO
TEN CEL PM SANDRA HELENA DE CARVALHO ALBUQUERQUE
COORDENADOR DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MAJ QOAPM EDNALDO RIBEIRO DE OLIVEIRA
ORIENTADOR DAS CÉLULAS CBS/CEASR
1º TEN QOPM KELY DE OLIVEIRA YAMAMOTO
Assessora Técnica
2º TEN QOAPM MARIA CLAUDIA DE SOUSA
Administrativo
EQUIPE MULTIPROFISSIONAL FUNÇÃO
Dra. Idália Maria Brasil Burlamaqui (Endocrinologia)
CLINICA MÉDICA
Dr. Pedro Gervásio ( Clinico Geral )
CLINICA MÉDICA
Dra. Mtrla ( Cardiologista )
CLINICA MÉDICA
ESPECIALIDADES FUNÇÃO
Optometria
OUTROS SERVIÇOS
Homeopatia/Iridologia
OUTROS SERVIÇOS
Audiometria
OUTROS SERVIÇOS
Nutrição
OUTROS SERVIÇOS
Ação “Cuidando do Cuidador”
OUTROS SERVIÇOS
POLICIAIS MILITARES FUNÇÃO
2º Ten. Antônio Francisco Barroso Campos
SECRETARIA
2º Ten. PM R/R Luís Coelho Ribeiro
Auxiliar Secretaria
1º Sgt. PM Adenira Silva de Castro Melo Moura
RECEPÇÃO
1º Sgt. PM Antônio Altemir Temoteo Menezes
Acolhimento / Visitas domiciliares e hospitalares
Cb PM Francisco Thiago Carneiro Sena
Acolhimento / Visitas domiciliares e hospitalares
Sd PM Leiliane Oliveira Alves
Acolhimento / Visitas domiciliares e hospitalares
Cb PM Germano Theodoro Pinheiro Imlau Motta
DIGITADOR
FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS E CIVIS FUNÇÃO
Maria Francisca Alves Sena
SERVIÇOS GERAIS
Maria do Socorro O. de Azevedo
RECEPÇÃO