Maracanaú e Sobral sediarão novas unidades de Colégio da Polícia Militar

20 de janeiro de 2020 - 09:08 #

O Ceará ganha mais dois novos colégios militares neste ano de 2020: o 3º Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima (3ºCPM-TML), com sede em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, e o 4º Colégio da Polícia Militar Ministro Jarbas Passarinho (4ºCPM-MJP), em Sobral, região Norte do estado. Com a implementação das escolas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) ficará responsável pela administração de quatro unidades escolares, da coordenação e da secretaria escolar. Já o corpo docente é responsabilidade da Secretaria da Educação (Seduc).

As duas novas escolas foram criadas através de publicação no Diário Oficial do dia 10 de janeiro de 2020 e deverão manter o mesmo modelo de funcionamento e proposta pedagógica das escolas estaduais militares já existentes: o Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (1ºCPM-GEF), em Fortaleza, com 1.799 alunos, e, na cidade de Juazeiro do Norte, o Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Junior (2ºCPM-CHMJ), com 1.421 alunos. Além dessas duas da PM, há ainda o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Atualmente, 420 alunos que já estudam nos colégios Tenente Mário Lima e 265 no Ministro Jarbas Passarinho continuarão nas unidades.“Para ampliarmos a estrutura dos Colégios da Polícia Militar, fomos até os locais de interesse e conversamos com pais, alunos e professores. Nada foi imposto, depois de explicado o método de ensino, fizemos uma consulta com a comunidade escolar para sabermos da aceitação da transição da escola que já existia para uma militar”, disse o coordenador geral dos Colégios da Polícia Militar do Ceará, coronel PM Francisco Kennedy Pimentel.

Histórico

Com 22 anos, o primeiro colégio da Polícia Militar foi criado em 3 de março de 1997, por meio da Lei 12.999/2000, estabelecendo em sua estrutura administrativa diretrizes de ensino e disciplina das escolas públicas que estão sob a responsabilidade da PMCE. Além de fiscalizar, planejar e orientar os comandos de cada colégio, as unidades de ensino da PMCE desenvolvem ações educacionais que aplicam uma padronização dos serviços oferecidos.

FONTE: ASCOM/PMCE