AESP/CE realiza aula inaugural do I Curso de Patrulhamento Tático da Polícia Militar do Ceará

10 de outubro de 2018 - 11:54 #

  

Na tarde dessa terça-feira (09), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – Aesp/Ce, realizou a aula inaugural do I Curso de Patrulhamento Tático da Polícia Militar do Ceará – CPT PMCE. O referido curso tem por finalidade formar policiais militares aptos a comporem o efetivo das Forças Táticas dos Batalhões da PMCE e para os demais participantes de outras instituições repassarem técnicas e doutrinas sobre Patrulhamento Tático Especial.

Além disso, o CPT tem por objetivo a capacitação e aprimoramento técnico-profissional do efetivo envolvido no curso, por meio de instruções desenvolvidas no decorrer das aulas, possibilitando o conhecimento teórico e prático dos saberes inerentes às seguintes disciplinas: Doutrina de Patrulhamento Tático, Treinamento Físico Militar, Medicina Legal e Criminalística, Defesa Pessoal, Armamento e Equipamento, Instrução Tática Individual, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Patrulha Urbana, Patrulha Rural, Estabelecimentos Prisionais e Tiro Policial Defensivo.

A aula inaugural foi ministrada pelo Promotor de Justiça André Clark, Coordenador do CAOCRIM – Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Ministério Público do Estado do Ceará. A solenidade contou com a participação do Tenente-Coronel PM Juarez Gomes, Diretor-Geral da AESP, a Tenente-Coronel BM Roberta Barbosa, entre outras autoridades policiais.

A carga horária total do curso é de 80/h, iniciando dia 09 de outubro de 2018, com a participação de 60 alunos, entre eles três integrantes do Exército Brasileiro. O término do curso está previsto para o dia 24 de outubro.

I CPT – PMCE

O Curso de Patrulhamento Tático nasceu das atividades realizadas no I Estágio de Patrulhamento Tático do 19º Batalhão Policial Militar, realizado em abril do presente ano. O Estágio tinha como proposta formar policiais militares através de conhecimentos e técnicas necessários para policiais militares do Policiamento Ostensivo Geral – POG aptos a comporem as equipes da Força Tática – FT naquele batalhão através de conhecimentos e doutrinas inspirados nas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar da Polícia Militar do Estado de São Paulo – ROTA/PMESP e das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas do Estado de Goiás – ROTAM/GO.

Contudo, no mês de setembro, por iniciativa do 1º Tenente PM Goiana do 19º Batalhão Policial Militar e do 1º Tenente PM Holanda do 22º Batalhão Policial Militar, comandantes da Força Tática em suas respectivas unidades policiais, além do Soldado PM Pedro Henrique, pertencente ao 22ºBPM, recentemente, cursado na ROTAM/GO, resolveram trazer a proposta de um curso feito pela AESP/CE e que pudesse formar policiais não só de seus batalhões, mas de toda a PMCE, tendo como público-alvo, preferencialmente, os militares do POG.

O CPT se propõe a estar previsto no calendário de cursos na AESP/CE e especializar a tropa de Policiamento Ostensivo Geral com um curso, genuinamente, feito para suas necessidades.

Fonte: AESP/CE / ASCOM PMCE