Banda de Música Major Xavier Torres

6 de janeiro de 2014 - 15:28

A Banda de Música da PMCE é a mais antiga do Estado. É denominada a mãe das bandas de música do Ceará e, pelos seus relevantes serviços prestados ao povo cearense, é considerada patrimônio histórico do Estado.

Em toda sua história sempre participou dos eventos mais importantes do Estado – inauguração do Teatro José de Alencar, Inauguração da famosa Praça do Ferreira, etc.

Foi a primeira Banda de Música a executar oficialmente o Hino do Estado do Ceará em 1903, dentre outros. Sem contar os grandes concertos realizados por todo o Estado, levando a arte e divulgando a cultura de nossa PMCE. Encantando o coração de nossa gente até os mais distantes rincões desta terra.

HISTÓRICO

Banda de Música - Uniforme de Trânsito

Após a criação da Força Policial, primeira denominação da Polícia Militar do Ceará, pela resolução provincial nº 13, de 24 de maio de 1835, durante o Governo do Presidente de Província (Governador), o ilustre Pe. Senador José Martiniano de Alencar, verificou-se a necessidade da formação de uma banda de música que pudesse atender à corporação e à sociedade civil. Assim, pela Resolução nº 683 de 28 de Outubro de 1854, sancionada pelo então Presidente de Província, conselheiro Pe. Dr. Vicente Pires da Motta, foi criada a Banda de Música da instituição, composta inicialmente de 14 músicos, graças aos esforços do Major Luiz Xavier Torres, então Comandante Geral do Corpo Policial (13/09/1853 a 09/03/1857). Essa Resolução que criou a Banda de Música, estabelecia no seu Art. 6º que, in verbis:

Art. 6º – Fica Aprovada a despesa feita pelo Presidente da Província com a música creada para o corpo, e o mesmo Presidente authorisado a fazer a despesa precisa para a conservação da dita música, embora não haja para isto verba especial.”

fotobanda3

A denominação atual da Banda de Música da PMCE, foi concretizada no ano de 1954, em reconhecimento ao esforço e trabalho do então Comandante Geral da Corporação, Major Luis Xavier Torres em criar a nossa Banda. O ato de denominação foi assinado pelo Exmº Sr. Governador do Estado, publicado em Boletim da Corporação nº 257, de 11 de novembro de 1954, conforme transcrição abaixo:

Atualmente, a Banda de Música tem nos seus quadros policiais militares músicos extramente qualificados a  tocarem todos os tipos de ritmos musicais.