Projetos tecnológicos para auxilio operacional são apresentados a SSPDS
Seg, 05 de Fevereiro de 2018 08:34

Com o intuito de buscar meios de otimizar as ações desenvolvidas pelo Sistema de Segurança, membros da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, por intermédio do titular da Pasta, André Costa, do secretário adjunto Alexandre Ávila e do secretário executivo Adriano Sales, e dos gestores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), coronel Carlos Russo e Davi Mota, estiveram reunidos com cientistas de Instituições de ensino superior do Ceará e com o Coordenador substituto do Escritório Regional de Gestão Estratégica da Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF), Aloísio Vieira.

O encontro ocorreu na manhã da última quinta-feira (1), quando foram apresentadas soluções tecnológicas de identificação humana e identificação veicular, através dos órgãos de segurança pública (SSPDS-CE e PRF), otimizando o patrulhamento ostensivo e maximizando os sistemas de informação existentes nos órgãos.

Um dos projetos apresentados será implantado como uma funcionalidade do aplicativo Portal de Comando Avançado (PCA). A nova ferramenta permitirá aos policiais a busca civil com imagens de pessoas e informações inerentes as mesmas. O intuito é identificar indivíduos que possuem mandados de prisão em aberto, ou que apresentem documentação falsa na hora da abordagem. O sistema mostrará a última foto registrada na base civil do Estado.

Os agentes também poderão consultar placas de automóveis. Outra atualização é o de sistematização das rotas policiais, onde serão especificados os pontos de patrulhamento e os percursos que serão realizados pelos agentes de segurança.

André Costa, que sempre destaca a necessidade de se trabalhar de forma integrada entre a SSPDS, outros órgãos públicos e representantes da sociedade civil, na busca por melhorias na segurança dos cearenses, ressaltou a importância dessas tecnologias. “Temos que trazer a tecnologia ao nosso favor”, ressaltou o secretário. Já o representante da PRF, Aloísio Vieira, frisou que "a tecnologia melhora os resultados positivos da segurança pública, tornando as abordagens eficientes e otimizando os esforços dos policiais”.

Tecnologia e Segurança

Em Setembro de 2017, durante reunião, o secretário André Costa e o Coronel Marcos Russo, coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS, apresentaram o aplicativo Portal de Comando Avançado, que foi criado pela coordenadoria da SSPDS, com o objetivo de fornecer informações gerenciais para a área operacional e administrativa da pasta da Segurança. Desta forma, a ferramenta integrará os serviços disponibilizados para os servidores das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Pericia Forense. Para os trabalhos de abordagens aos transportes públicos, o aplicativo disponibilizará de dados fornecidos pela Secretaria e também pelo Sindiônibus. A partir destas informações, os profissionais de segurança cadastrados poderão direcionar as ações de forma estratégica, além de fornecer informações ao App, a cada revista a ônibus. A versão do aplicativo está disponível para celulares com sistema Android.

Em outubro do ano passado foi apresentado o Sistema de Visualização e Mineração de Dados para Análise de Criminalidade, desenvolvido e idealizado pelo aluno de doutorado José Florêncio de Queiroz. O sistema mapeia pontos com altos índices de criminalidade na cidade, além de apontar estatisticamente quais modalidades de crimes podem vir a ser cometidas em determinados locais. O mecanismo também permite que sejam realizados planejamentos estratégicos e redirecionamento de policiamento, baseando-se em manchas criminais.

Fevereiro 2018