Homicídio ocorrido na Praia do Futuro é elucidado em ações conjuntas das Polícias Civil e Militar
Qua, 24 de Janeiro de 2018 08:00

Um trabalho desenvolvido em conjunto pelas Polícias Civil e Militar resultou na elucidação do homicídio que vitimou Petrus William Brandão Freire (29), na madrugada do domingo (21), na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Um adolescente foi capturado nessa terça-feira (23), e um homem, que foi preso em uma troca de tiros com uma composição policial no mesmo dia do crime, teve sua participação confirmada no delito após investigações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A prisão e a apreensão integram as ofensivas ininterruptas, que ontem, resultaram na captura de Valdenilson de Paulo Sousa (18) – conhecido por “Val”, sem antecedentes.

O adolescente de 17 anos foi apreendido, hoje, por uma equipe do motopatrulhamento da Força Tática do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). Ele estava na comunidade do Serviluz – Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01), mesma região onde “Val” foi preso, nessa segunda-feira (22), após uma ação também do BPTur. Na ocasião, o suspeito maior de idade tentou empreender fuga pelos telhados das residências, mas foi rapidamente preso pelos profissionais de segurança. Já o menor, assim como “Val”, também confessou participação no homicídio ocorrido na Avenida Dioguinho. A vítima, que era natural de Belém do Pará, já respondia três procedimentos policiais no Ceará por receptação, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal.

Conforme a delegada Anna Vitoria Almeida, que presidiu o inquérito policial que está a cargo da DHPP, as diligências realizadas desde o dia do crime levaram à delegacia especializada a identificar a participação de um terceiro envolvido no crime. Mattaeus Moreira Gomes (23) é suspeito de estar no veículo Chevrolet Ônix, um dos carros utilizados pelo grupo criminoso. Ao todo, o grupo era composto por cerca de oito homens. Na ocasião, ele chegou a trocar tiros com a Polícia Militar, no bairro Cais do Porto (AIS 01), ainda no domingo. Ele foi atingido e socorrido. As investigações apontaram que ele é suspeito de ser um dos “cabeças” da ação criminosa. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38.

Por intermédio das apurações foi constatada que a motivação do crime seria a disputa entre organizações criminosas. Todos os envolvidos responderão pelo crime de homicídio e associação criminosa. Os homens foram indiciados ainda por corrupção de menor. As diligências acerca do crime seguem em andamento visando prender outras pessoas que tenham participado do homicídio de Petrus William.

Denúncias

A Polícia Civil reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na localização do suspeito. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o ‪(85) 3257-8807‬, da DHPP, ou ainda para o número ‪(85) 99111-7498‬, que é o Whatsapp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo é garantido.

Fevereiro 2018