Ciops completa 19 anos de prestação de serviços à população cearense
Ter, 23 de Janeiro de 2018 08:12

Há exatos 19 anos, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) nascia com a proposta de integrar diversos órgãos de atendimento emergencial para servir como principal canal de assistência para a população cearense. Por meio de um único número de telefone, o 190, moradores de Fortaleza e de toda a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) têm acesso ao serviço 24 horas por dia e de forma gratuita. Como parte integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Social (SSPDS), a Ciops também oferece o serviço para a população das cidades de Sobral e Juazeiro do Norte.

Até 1999, o antigo Centro Integrado de Operações de Segurança reunia apenas os atendimentos emergenciais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Com a criação da Coordenadoria, a Ciops ampliou o serviço para outras instituições de urgência e emergência como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Defesa Civil de Fortaleza, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). De forma integrada, as ocorrências são transmitidas em tempo real para o Núcleo de Teleatendimento e repassadas para o Núcleo de Despacho, agilizando a chegada das equipes aos locais dos fatos.

Para o coordenador da Ciops, coronel PM Aristóteles Coelho, o serviço integrado oferece mais agilidade e eficiência tanto para os profissionais da segurança, trânsito e saúde como para a população. “Nosso compromisso está centrado na entrega de maior rapidez na resposta por parte das instituições para atender o público que utiliza e precisa dos serviços de urgência e emergência”, ressalta o coordenador. “Esse trabalho de mão dupla entre os órgãos e a população é essencial para entregarmos um resultado satisfatório dos nossos serviços. Por isso, é importante usarmos o 190 da melhor forma possível e com consciência”, completa o gestor.

Com a missão de integrar e otimizar os serviços de atendimento de ocorrências de segurança pública e afins, a Ciops gerencia as ações e operações direto da sede, na Avenida Bezerra de Menezes, e oferece respostas rápidas às solicitações que chegam via 190.

Na palma da mão

Lançado em outubro do ano passado, o APP 190 foi desenvolvido pelo Gabinete da Vice-Governadoria, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com o objetivo de melhorar a agilidade na resposta dos serviços de socorro da Ciops, diminuir o número de trotes e reforçar o combate à criminalidade no Estado. O APP 190 possibilita o registro virtual de ocorrências de roubo e lesão por meio do smartphone. Para acessar o serviço, basta ter um aparelho móvel com os sistemas operacionais Android (fazer o download em Google Play) ou iOS (AppStore), com tecnologias 3G, Wi-Fi e GPS, além de aceitar as políticas de privacidade e de segurança da informação.

Baixe o aplicativo
Android: http://bit.ly/2wZ9g0L