Grupo suspeito de cometer uma série de homicídios é capturado na AIS 12
Ter, 23 de Janeiro de 2018 08:11

Ações realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), em Maranguape, Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), resultaram na captura de um grupo composto por cinco adultos e um adolescente, todos suspeitos de participarem de uma série de homicídios na região. Durante o trabalho policial, realizado entre os dias 10 e 20 de janeiro, foram apreendidas seis armas de fogo e munições de diversos calibres.Entre os crimes atribuídos ao grupo, está a chacina ocorrida no dia 7 de janeiro na localidade de Serra Pelada, que resultou na morte de quatro pessoas, além de outros três crimes de morte registrados na última semana.

Sábado

Equipes da PMCE realizavam patrulhamento quando, ao chegarem à localidade de Vassouras, avistaram três indivíduos em atitude suspeita, que, ao perceberem a aproximação dos militares, fugiram em direção a um matagal. A partir daí, os policiais deram início ao trabalho de buscas na região. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi acionada para realizar uma varredura na área utilizada pelo trio como esconderijo.

Após um trabalho intenso pela região, os policiais encontraram Robson Fernandes de Lima (18), que já responde a um homicídio; Leandro Barbosa Maciel (24), sem antecedentes criminais; e um adolescente de 17 anos. Com eles, que estavam escondidos em um galpão, foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola 380, cinco munições de calibre 38, uma munição calibre .40 e outras sete munições de calibre 380, além de dois carregadores, um de PT 100 e outro PT 380. O trio é apontado como responsável por três homicídios ocorridos na última semana, no bairro Tanques. No primeiro crime, na quinta-feira (18), a vítima foi identificada como Alex Pereira Cavalcante (24), enquanto na sexta-feira (19), foram mortos Isaías Ferreira da Silva (23) e Antônio Francisco Ferreira de Sousa (25).

O trio foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana de Maranguape, onde foi registrado contra o adolescente um ato infracional análogo aos crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Já Leandro Barbosa e Robson Fernandes foram autuados em flagrante pelos mesmos crimes e também por corrupção de menores.

Prisões anteriores

As duas primeiras prisões de suspeitos de envolvimento em homicídios na região aconteceram no dia 11 de janeiro, quando equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) localizaram Gustavo dos Santos Araújo (18) e Rones Erivaldo da Silva Brasil (29). Os dois trafegavam em uma motocicleta, no bairro Coité, e fugiram ao avistarem a composição policial. Na ocasião, foram apreendidos três revólveres calibre 38 e 15 cartuchos do mesmo calibre, além crack, cocaína, R$ 324,00 e uma moto. Já no dia 17 de janeiro, os policiais do BPRaio localizaram Lucas Natanael da Silva (24). Com ele, foram encontrados um revólver calibre 38, com seis munições intactas; 136g de cocaína e mais 48g de crack.

Chacina

No dia 7 de janeiro desse ano, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para uma localidade conhecida como Serra Pelada, para uma ocorrência de homicídio que vitimou quatro pessoas, identificadas como Ruan Ferreira de Sena (16), Joaquim Monteiro da Silva Neto (19), João Lucas de Sousa Morais (18) e Antônio Herbsson Brito Jacinto (17). As quatro vítimas estavam em um imóvel, quando foram surpreendidos pelos criminosos.

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) mantém os trabalhos na região, com o objetivo de localizar outros integrantes do grupo criminoso. A PCCE reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na elucidação do caso. As denúncias podem ser feitas pelo (85) 3101-2808, da Delegacia Metropolitana de Maranguape. O sigilo é garantido.

Fevereiro 2018