Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Comandantes das Áreas Integradas de Segurança da Capital do Ceará recebem palestra sobre a Importância da Comunicação Social e Media Training
Qua, 17 de Janeiro de 2018 14:10

 

Na manhã de hoje (17), aconteceu no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral (QCG), a I Palestra sobre a Importância da Comunicação Social e Media Training para os Comandantes das Áreas Integradas de Segurança da Capital do Ceará.

O Major PM Magalhães, Comandante da Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), afirma que o encontro realizado foi promovido no sentido de trazer ainda mais conhecimento para os Comandantes. “Foi um treinamento que contribuiu muito com nossa formação, ampliando ainda mais o nosso conhecimento sobre Comunicação Social, como se relacionar com a imprensa, além de estratégias para melhor atender os órgãos de comunicação.

O Oficial acrescenta que apesar de já ter um conhecimento prévio sobre Comunicação Social, haja vista ser estudante do curso de Publicidade e Propaganda, e já ter feito cursos na área, é sempre muito bom renovar e aprender um pouco mais.

Foi convidada para ministrar a palestra a jornalista e assessora de comunicação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS e Perícia Forense do Ceará- PEFOCE, Morgana Cruz, que ressaltou a importância da palestra para o crescimento na formação dos Oficiais da Polícia Militar do Ceará, afirmando que “é uma forma de demonstrar para eles a importância da comunicação social, da relação com a Imprensa, além da qualificação pessoal.”

 

É importante ressaltar que nós precisamos ter uma relação cordial com a Imprensa e que nós podemos utilizar a Comunicação Social de forma integrada, planejada e estratégica”, destacou a palestrante.

Ao final da palestra a Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Ceará entrevistou o atual Comandante do Policiamento da Capital e também idealizador da palestra, Coronel PM Fernando Rocha Albano, que assumiu o Comando na última semana de janeiro de 2018.

 

ASCOM/PMCE: Qual a importância dessa palestra para os Comandantes das Áreas Integradas de Segurança?

Cel PM Albano: Eu entendo que a Comunicação Social é uma matéria estratégica para qualquer instituição, então nossos policiais, nossos líderes, nossos comandantes de Batalhões, nesse primeiro momento, tinham que ter conhecimento técnico e científico da matéria.

 

ASCOM/PMCE: Já existe na Corporação algum manual ou referência sobre a matéria?

Cel PM Albano: Nós já temos na Instituição Polícia Militar do Ceará, doutrina que reza sobre isso, principalmente, no que diz respeito à utilização do porta-voz e também como deve se relacionar com a Imprensa de um modo geral. Isso é muito bom, porque está dentro do meu planejamento estratégico que é a capacitação permanente dos nossos homens e mulheres, principalmente dos nossos líderes.

 

ASCOM/PMCE: Como foi planejada a execução desta palestra?

Cel PM Albano: Num primeiro momento, vimos a parte teórica, conduzida pela professora Morgana e num segundo momento, nós vamos para a parte prática, que é justamente, o exercício de como conceder uma entrevista. Serão dois momentos, onde haverá uma entrevista de campo, no teatro operacional e uma entrevista preparada, onde é concedida nos estúdios das redes de televisão.

 

ASCOM/PMCE: E qual é a sensação final após o término da palestra?

Cel PM Albano: Eu vejo que o resultado é muito satisfatório, porque o importante é que nós possamos colocar na mente desses líderes que eles não se representam por si só. Eles representam sempre a Corporação Polícia Militar. Por isso que essa técnica ressalta o comportamento diante das câmeras, na hora de conceder uma entrevista é fundamental para levar sempre a boa imagem desta secular instituição.

 

ASCOM/PMCE: Existe alguma previsão de quando será a próxima palestra?

Cel PM Albano: Nós estamos nos aproximando de uma grande operação que é a Operação Carnaval, mas a minha intenção é de que seja logo após esta operação, para que possamos fazer a parte prática.

 

ASCOM/PMCE: Existe mais algum projeto a ser desenvolvido durante o seu comando?

Cel PM Albano: Estamos com um plano de capacitação que se chama Capacitação de Líderes, dentro de um princípio de Coaching, que servirá para trabalhar o emocional dos nossos líderes que será realizado por um policial militar, especialista em Coaching. Então, a nossa capacitação, dentro do nosso objetivo, dentro do nosso planejamento estratégico, deverá ser uma capacitação dita continuada.

 

ASCOM/PMCE: O senhor acabou de assumir o Comando do Policiamento da Capital. Quais são as suas pretensões durante esta nova gestão?

Cel PM Albano: Primeiro, eu pretendo capacitar esses homens que serão multiplicadores. Segundo, nós estamos acompanhando a nossa tropa diuturnamente, estamos levando essa mensagem dessa nova filosofia de se fazer polícia, entendendo que a polícia de proximidade, dentro da filosofia de polícia comunitária deve ser fundamental, obviamente, que agindo com energia, quando necessário, mas sendo acolhedora ao cidadão de bem, que é a grande maioria do povo cearense. Então, nós estamos trabalhando e já levantamos os pontos estratégicos de maior preocupação no contexto da criminalidade (mancha criminal), para que ali nós possamos atuar de forma pontual, com forças do policiamento ostensivo geral e com o apoio das forças especiais.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PMCE

 

 

 

 

Calendário

Fevereiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3