Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Conclusão do II Curso de Operações Especiais do Estado do Ceará
Sex, 12 de Janeiro de 2018 14:15

A Polícia Militar do Ceará anuncia o encerramento do II Curso de Operações Especiais do Estado do Ceará (COESP), que teve início no dia 1° de setembro de 2017 e foi encerrado hoje, dia 12 de janeiro de 2018. Popularmente, conhecido como o Curso de Formação dos Caveiras, o II COESP recebeu cerca de 66 inscrições, iniciando suas instruções com 44 alunos, entre oficiais e praças, e concluindo com apenas 19 alunos, considerados os mais habilitados a ostentarem o brevê de Caveira.

O objetivo do II COESP foi capacitar policiais militares para o desempenho de missões que exijam conhecimento e técnicas relativas às atividades de Operações Policiais Especiais.

O concludente do curso, pertencente ao efetivo da 3° Cia/GATE do Batalhão de Policiamento de Choque, Capitão Paulo César dos Santos Júnior, Caveira 03, explica as dificuldades que teve que enfrentar durante o curso, "exigências de capacidade física, psicológica, além de outras privações necessárias para a preparação dos participantes." O Capitão destaca, ainda, a importância de repassar os conhecimentos adquiridos e ressalta algumas características das operações especiais: “treinar, operar e instruir."


Conforme o 2° Tenente PMAM Adaumir Diego Souza da Silva, Caveira 13, cearense que serve, atualmente, à Polícia Militar do Estado do Amazonas, também concludente do curso, "a sensação após o término do treinamento é de gratidão. Foram quatro meses de muita luta e abdicação da família, mas existe uma força maior que nos faz continuar. A caveira significa humildade, simplicidade, amor e vontade de servir a pátria”, ressalta.


“A sensação é de dever cumprido, porque a gente sabe que não basta apenas o esforço físico, o psicológico é muito importante, o apoio da família, das esposas, dos filhos, incentivando para que eles sempre voltem com força e determinação. O sonho não é só deles, mas é a concretização de um sonho da família toda”, declara Thicianny Fernandes, esposa do Cabo R.Silva, caveira 27, pertencente ao efetivo da Companhia GATE do Batalhão de Policiamento de Choque, um dos concludentes do curso.

Segundo o Coordenador do curso e Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Coronel Aginaldo de Oliveira, o I COESP aconteceu em 1996, "na época, 50 alunos iniciaram o treinamento e apenas 14 chegaram até o final. Somente após 21 anos, iniciou-se o II COESP, que aconteceu em um período de 18 semanas, com treinamentos e aprendizados aos moldes de qualquer curso de operações especiais do Brasil." Àqueles que têm interesse em fazer o Curso de Operações Especiais, o Comandante do CPE confirmou que haverá um novo curso do COESP, no Ceará, no mês de setembro de 2018.

O Coronel Comandante Geral da PMCE, Ronaldo Mota Viana, afirmou que "ao assumir o Comando da Polícia Militar do Ceará, em janeiro de 2017, de pronto e imediato chamei o Coronel Aginaldo, Caveira 80 do BOPE do Rio de Janeiro, para formatar o II Curso de Operações Especiais, e hoje estamos aqui para a solenidade de encerramento, sabendo que os novos caveiras que vão ficar aqui no Estado estão aptos para atuar em ocorrências de alta complexidade e combater a criminalidade com excelência, deixando o Estado do Ceará mais seguro do que já está."

A cerimônia militar de conclusão do II Curso de Operações Especiais aconteceu hoje, 12, nas dependências do Iate Clube de Fortaleza, sendo abrilhantada pela presença dos familiares dos concludentes e após uma breve apresentação dos novos Caveiras, entoando a canção do término do II COESP e recitando a Oração do Guerreiro de Operações Especiais. No período vespertino, ainda haverá outra solenidade, a partir das 16h, nas dependências da Academia de Segurança Pública do Estado do Ceará (AESP).

 

 

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3