Grupo suspeito de cometer diversos furtos na Capital é desarticulado em ações das Polícias Civil e Militar
Qua, 10 de Janeiro de 2018 08:58

A trajetória criminosa de um grupo, suspeito de cometer vários furtos a motocicletas em bairros de Fortaleza, foi interrompida após uma ação de policiais militares lotados na Unidade Integrada de Segurança 03 (Uniseg 03). Uma sexta pessoa, que é suspeita de receptar os veículos furtados, também foi capturada após uma investigação desenvolvida pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículo (DRFVC), na sexta-feira (05). As ações ocorreram nos bairros Bonsucesso e Planalto Ayrton Senna – Área Integradas de Segurança 06 e 09 (AIS 06) e (AIS 09).

As primeiras capturas ocorreram após a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) receber a informação acerca de uma motocicleta, que havia sido furtada no Mondubim (AIS 09), e que foi localizada na Travessa Antônio Leite, no bairro Bonsucesso. Diligenciando até lá, os profissionais de segurança se depararam com cinco suspeitos ao redor do referido veículo e o desmontando. Ao perceber a chegada da composição, o quinteto tentou fugir, mas foi imediatamente contido pelos profissionais de segurança.
Foram presos Francisco Ivan Silva Braga (25) – com antecedentes criminais receptação e tentativa de roubo;  José Jerônimo Maciel Junior (25) - com passagens por homicídio, tráfico de drogas, receptação, posse ilegal de arma de fogo e roubo; Lucas Ferreira Paiva (19) – com antecedente criminal por receptação; e Samuel Ferreira da Silva (20) – sem antecedentes.

Com eles, estava um adolescente de 16 anos – sem antecedentes - que confessou ter furtado a motocicleta. De acordo com as apurações realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o grupo é suspeito de cometer vários furtos em outros bairros da Capital. Os indivíduos, José Jerônimo e Samuel Ferreira, apresentaram documentos falsos, mas suas identidades verdadeiras foram descobertas. Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foram realizados um inquérito policial e um ato infracional por receptação e associação criminosa. Os maiores de idade também foram indiciados por corrupção de menor e os suspeitos que informaram nomes falsos, autuados também pela utilização de documentos falsos.

Em continuidade às investigações, a DRFVC capturou o sexto envolvido, identificado por Estácio Pedrosa da Silva (30) – sem antecedentes. Conforme o delegado Diego Barreto, o suspeito, que é conhecido por "Lorim" e tinha uma oficina no bairro Planalto Ayrton Senna, recebia os veículos furtados pelo grupo preso, sendo incumbido de desmanchá-los e adulterá-los para a venda. Com estas informações, policiais civis diligenciaram até o estabelecimento de Estácio, onde foram encontradas várias peças e um veículo, que possuía indícios de adulteração no vidro e motor. “Lorim” foi encaminhado para a sede da delegacia especializada, onde foi autuado por receptação e adulteração de chassi.

Janeiro 2018