Aesp forma 13 novos tripulantes operacionais para atuar na Ciopaer
Qua, 10 de Janeiro de 2018 08:56

Nesta terça-feira (09), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou 13 novos tripulantes operacionais para integrar a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

Agentes da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Paraíba (CBMPB) concluíram a capacitação, que incluiu instruções teóricas e práticas de conhecimento básico sobre aeronaves; segurança operacional; meteorologia; navegação aérea; regulamentação da aviação civil; fraseologia e manobras de solo; tiro defensivo embarcado em helicópteros; artefatos explosivos; técnicas de policiamento aéreo; operação de equipamentos especiais; atendimento pré hospitalar; prevenção e combate a incêndio em aeronaves; técnicas de salvamento aquático; técnicas de resgate no plano vertical; e sobrevivência em regiões inóspitas, entre outros conhecimentos. Ao todo, foram 349 horas/ aula de treinamento.

Durante a solenidade de encerramento da 5ª edição do Curso de Tripulante Operacional (CTOP), o Diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, realizou a entrega do Certificado de Honra ao Mérito Intelectual ao aluno que obteve o 1º lugar no curso, Soldado PM Carlos Guilherme da Silva, e desejou sorte aos novos tripulantes. ”A atividade que vocês passarão a desenvolver é extremamente técnica, que exige que você seja tão perfeito, quanto à máquina, praticamente. Vocês absorveram bastante técnica aqui e absorverão ainda mais quando estiverem na Ciopaer.”, concluiu o gestor.

Ao parabenizar os concludentes, o Coordenador da Ciopaer, Delegado da Polícia Civil Aristóteles Tavares Leite, falou com orgulho sobre o reconhecimento do Ceará nas atividades áreas de segurança pública e destacou a importância da capacitação. “Vocês fizeram um curso que sem dúvida nenhuma, em termos de operações aéreas no Brasil, é o melhor... Este curso não deixa a desejar pra nenhuma unidade aérea do Brasil, vocês tem condições de sair daqui e voar em qualquer unidade área do país, inclusive São Paulo, que sempre foi uma escola, sempre foi uma fonte de inspiração pra nós... isso é motivo de orgulho, isso é motivo de satisfação de conquista”, destacou o coordenador.

Sobre a Ciopaer

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) possui atualmente uma frota de sete helicópteros e um avião para o desenvolvimento de suas missões, sendo duas aeronaves equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, e conta com um efetivo de 130 profissionais, entre policiais civis, militares e bombeiros. Além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/CE). Em 2017, a Ciopaer realizou 1.616 missões, com 1.791 horas voadas.

Fonte: AESP

Fevereiro 2018