Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Litoral Norte: BPRaio começa a atuar em Acaraú
Ter, 02 de Janeiro de 2018 09:01


Foi na Praça do Centenário, no Centro de Acaraú, município distante cerca de 230 quilômetros de Fortaleza, que a população comemorou a chegada do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Realizada nesta sexta-feira (29), a solenidade ocorreu um dia após a formatura de mais 1.305 agentes da Polícia Militar e integra o cronograma do Governo do Ceará de ampliação da segurança nos municípios acima de 50 mil habitantes – como já aconteceu em Eusébio, Maranguape, Maracanaú e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e no Crato, na região do Cariri.

Na ocasião, o governador Camilo Santana explicou a efetividade do BPRaio, de combate ostensivo e rápido, devido ao uso de motocicletas. “Dá pra combater o criminoso de forma mais eficiente. Vocês vão sentir a diferença com a presença do patrulhamento”, disse. O governador antecipou, ainda, que será implantado na região um sistema de monitoramento eletrônico. “Isso vai garantir mais segurança para a população de Acaraú. É preciso trabalhar com inteligência e tecnologia”, afirmou. Obras na infraestrutura, como duplicação e recuperação de estradas no Litoral Norte, também foram citadas pelo gestor para o início de 2018.

O chefe do Executivo destacou, ainda, o protagonismo do Governo do Ceará em relação à segurança pública. “A violência virou uma epidemia no Brasil inteiro. E estamos pagando muito caro pela União não ter feito um plano de segurança. E esse enfrentamento tem sido uma realidade do nosso País. Não estou culpando, e sim chamando para o debate”, enfatizou. “Vou completar três anos de Governo e não recebi investimento da União para a área da segurança. Nós estamos fazendo a nossa parte. Nunca se contratou tantos policiais como agora”, acrescentou.


O titular da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS), André Costa, avaliou a implantação do patrulhamento como um reflexo da manutenção dos investimentos no Estado. “Além da crise política e econômica que já vemos, com muitos estados do País sem pagar em dia, sem investir, o Governo do Ceará vem fazendo o contrário. E é isso que permite os investimentos no Estado, principalmente em segurança”, afirmou o secretário. Durante a solenidade, o efetivo realizou demonstração de técnicas de pilotagem e abordagem.

Para o município do Litoral Norte foram destinados 37 policiais do BPRaio, distribuídos em seis equipes. O grupamento terá uma base exclusiva na cidade. Além disso, 16 motos e uma viatura 4×4 foram disponibilizadas para as equipes, que será liderado por um oficial da Polícia Militar. O investimento na aquisição de veículos e equipamentos e na base exclusiva superam R$ 1,3 milhão.

Presente na cerimônia, o prefeito de Acaraú, Alexandre Gomes, reforçou a importância da população no combate à criminalidade, denunciando e ajudando o BPRaio no patrulhamento – por meio do número 190. “Estava precisando (de mais segurança) na região, que ainda não é muito crítica. Mas temos de começar antes que algo aconteça”, antecipou. O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, também esteve presente no evento, assim como representantes da cúpula da Segurança Pública e líderes políticos.

Segurança especializada

Para assumir uma vaga nas equipes do BPRaio, o policial deve participar do Curso de Especialização de Policiamento em Motocicleta, com duração de 280 horas/aula. A especialização é direcionada para a chamada “Doutrina Raio”, preparação com foco em temas como Patrulhamento; Perseguição e Abordagem Policial; Prática de Tiro; Resolução de casos de baixa, média e alta complexidade; entre outras temáticas.

O reforço do BPRaio faz parte da segunda fase de ampliação do batalhão especializado e acontece após a instalação regionalizada de nove bases em cidades-polo do Interior. Nessa primeira fase, receberam o patrulhamento as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Sertão de Sobral), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão de Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Uma nova segurança

Moradora de Aranaú, distrito a 18 quilômetros da sede de Acaraú, Jarlene Sousa percebe a presença dos novos policiais como uma melhoria para a segurança no município. “A gente vai ouvir falar pouco sobre os ladrões, as bandidagens, as mortes. Vai ficar bem menor. Espero que eles fiquem aqui pra sempre”, disse a agricultora de 30 anos.


A sensação de segurança de Jarlene é a mesma do vendedor Modesto Araújo, 49. Ele, que já foi assaltado, conta que a presença do patrulhamento vai reduzir a violência na cidade. “É aquela história: o ladrão vai sentir medo com a presença do Raio, porque os policiais vão intimidar”, disse. E continuou: “A gente saía com medo. Se andasse com dinheiro no bolso, era arriscado perder, porque assaltavam. Mas agora a gente vai ter uma nova segurança”.

Saiba mais

Na Capital, a segurança também será ampliada. Nos últimos meses de outubro e novembro, foram instaladas equipes nos bairros Parangaba, Messejana e Vila Velha. Juntos, os bairros somam 104 novos policiais, divididos em 14 equipes, com 56 motos e duas viaturas 4×4 – um investimento da ordem de R$ 2,8 milhões.

Em abril de 2018, novos 202 policiais reforçarão o efetivo da capital cearense, subindo o número de agentes em atividade para 600.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3