Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Com menos de um mês, BPRaio mostra balanço positivo de ações em Maranguape
Ter, 12 de Dezembro de 2017 08:43


Com três semanas de atuação na cidade de Maranguape, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) vem apresentando, em números de prisões e apreensões, os bons resultados alcançados no combate às ações criminosas na Região Metropolitana de Fortaleza. Em uma das ofensivas, ocorrida nesse domingo (10), o patrulhamento especializado dos “raianos” apreendeu duas armas de fogo, após uma abordagem realizada no bairro Área Seca.

Desde o dia 18 de novembro, sábado que ficou marcado, para os maranguapenses, como o dia da chegada do BPRaio na cidade, foram apreendidas cinco armas de fogo. No balanço das ocorrências regitradas, destacam-se, ainda, as capturas de cinco pessoas, entre elas, prisões e apreensões ocorridas durante atendimentos policiais. Contudo, além das ações proativas, o Batalhão também se destaca pelo trabalho preventivo, ocorridos em pontos estratégicos e em abordagens a pessoas em atitude suspeita.


Para o tenente coronel Márcio Oliveira, comandante do BPRaio, “os bons índices alcançados se devem a forma incansável do Batalhão de realizar rotineiramente as abordagens. Além disso, se destacam a rapidez e a mobilidade das equipes, que são fatores positivos no combate aos crimes, principalmente aqueles praticados sobre duas rodas”, ressalta. Já em Maranguape, o Tenente Edkelson Chaves, que comanda as equipes policiais na cidade, frisa que “a confiança da população nos faz, cada vez mais, mostrar o trabalho que o BPRaio vem proporcionando para a sociedade cearense, que nos acolhe e apoia nossas ações”, destaca.

A mais recente das ofensivas, ocorreu ontem, e resultou na prisão de Fabrício Jeová Melo de Oliveira (19). O suspeito foi visualizado por uma composição na Rua Pedro Lucas, no bairro Área Seca. Foi realizada uma busca pessoal ao indivíduo, mas com ele foi encontrada apenas uma chave, que Jeová se negou a confessar a origem.


Um levantamento foi feito pelos policiais, o que culminou na localização do imóvel, situado em um condomínio nas proximidades. Diligenciando até lá, foram encontrados móveis e roupas, que aparentavam pertencer ao abordado. Contudo, uma busca minuciosa foi feita na propriedade, o que resultou nas apreensões de dois revólveres calibres 32 e 38, com dez munições. O procedimento foi encaminhado para a sede da Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foi instaurado um inquérito policial por posse ilegal de arma de fogo.

É cumprindo esse papel de patrulhamento enérgico, que o BPRaio já apreendeu, neste ano e em todo o Ceará, 1.300 armas de fogo e realizou 900 flagrantes por tráfico de drogas. Estes resultados são traduzidos pela confiança da população no trabalho desenvolvido pelas equipes. "Acredito que a postura bastante ostensiva, a doutrina empregada nos treinamentos dos profissionais, e a robustez das equipes, proporcionam uma referência de policiamento forte e, consequentemente, maior sensação de segurança para a população”, destaca o TC Márcio.

Ainda em 2017, estão previstas as inaugurações de duas bases, nas cidades de Acaraú e Crato, AIS 14 e 19, respectivamente. Atualmente, o BPRaio está em todas as macrorregiões do Ceará e vem sendo implantado nos municípios com população acima de 50 mil habitantes.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3