BPRaio desarticula grupo criminoso investigado por roubos de veículos na região do Cariri
Seg, 11 de Dezembro de 2017 08:35

O Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) prendeu quatro homens suspeitos de integrarem um grupo criminoso que praticava roubo de veículos em série e com restrição a liberdade das vítimas durante a prática dos delitos. Durante ação rápida de composições do batalhão especializado, dois carros foram recuperados e uma vítima liberada. As prisões foram feitas, nessa quinta-feira (07), nos municípios do Crato e de Lavras da Mangabeira, localizados nas Áreas Integradas de Segurança 19 e 21, respectivamente. De acordo com as investigações, o grupo atuava em municípios da região do Cariri.

Por volta das 13h30min de ontem, os policiais do BPRaio foram acionados para uma ocorrência de roubo a veículo em andamento com uma refém. O alvo dos PMs era um carro modelo VW SpaceFox vermelho, roubado de uma mulher, em Juazeiro do Norte. A intercepção aos suspeitos foi feita na saída de Crato. De acordo com os levantamentos da ocorrência, a vítima foi amordaçada e colocada no banco de trás. Quando a mulher ficou apenas com um dos assaltantes dentro do carro, ela conseguiu escapar abrindo a porta e se refugiou em um comércio local, onde acionou a Polícia.

Dois suspeitos foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia Regional do Crato. São eles: Daniel Bento dos Santos (21) – com passagens por tráfico de drogas, roubo a pessoa e de veículo – e Willyan Vieira Machado (19) – que responde por porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo e a pessoa. Um revólver calibre 38 foi apreendido dentro do carro. A intenção da dupla era levar a vítima para assaltar uma farmácia.

O terceiro suspeito foi localizado em Juazeiro do Norte e identificado por Wanderson Alves Leite (22), com passagens por roubo a pessoa e de veículo e crime ambiental. Ele é apontado como mandante dos crimes e responsável por realizar a entrega dos carros para um comparsa em Lavras da Mangabeira. Na residência onde Wanderson foi preso, os policiais encontraram um Chevrolet Celta, com restrição de roubo.

Dando seguimento às diligências, um quarto suspeito foi preso em Lavras. Conforme investigação, Raimundo Feitosa dos Santos Filho (32) é suspeito de receber os veículos oriundos da prática delituosa para realizar o desmanche dos carros. O suspeito responde por roubo a pessoa e de veículo. Wanderson deixava os veículos roubados na praça da estação com a chave na ignição e saía. Momentos depois, Raimundo pegava os automóveis e os levava para uma localidade entre Cedro e Icó para serem desmanchados.

A Polícia Civil, por meio de apurações das delegacias de Juazeiro do Norte, Crato e Lavras da Mangabeira, permanece investigando o grupo para verificar o envolvimento deles em outros crimes na região. O envolvimento de outros indivíduos que auxiliavam nos delitos também é apurado. Daniel e Willyan foram autuados por associação criminosa, roubo a veículo e no artigo 148 do Código Penal Brasileiro, por privação de liberdade da vítima. Wanderson foi autuado por associação criminosa e receptação. Já Raimundo foi autuado por associação criminosa.

Janeiro 2018