Ações distintas da PM resultam na recuperação de veículos e nas apreensões de drogas na RMF
Seg, 11 de Dezembro de 2017 08:29

Quatro carros recuperados e drogas apreendidas. Este foi o balanço de duas ações desencadeadas pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), nessa quinta-feira (07), na cidade de Caucaia - Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Foram empregadas equipes da Força Tática e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), que capturaram suspeitos de integrarem um  grupo criminoso envolvido em roubos, adulteração de veículos e tráfico de drogas na Região Metropolitana. As prisões e apreensões foram encaminhadas para o 31° Distrito Policial, unidade responsável pela circunscrição onde ocorreram os fatos.

A primeira ocorrência foi registrada após informações repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) sobre um veículo roubado que circularia nas proximidades da cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A partir das informações, os agentes de segurança do BPRE iniciaram as buscas em toda a região, quando se depararam com um automóvel com as mesmas características, próximo ao girador da CE-351 com a CE-085. Após uma perseguição, os ocupantes decidiram se render.

O motorista foi identificado por Lucas Maciel Farias (23) – conhecido por “Gordim”; e a segunda pessoa, Luana Cristina da Silva Ferreira (20); ambos sem antecedentes. No interior do bem recuperado, os policiais encontraram uma quantia em dinheiro totalizando R$ 1.550,00, uma bolsa e quatro aparelhos celulares. Por meio de uma verificação minuciosa do chassi do carro, foi constatado que se tratava de um Ford Fusion com placas clonadas de um modelo semelhante.

Simultaneamente, equipes da Força Tática e do BPRE também foram acionadas para uma segunda perseguição policial, na Praia da Tabuba, ainda em Caucaia. Dessa vez, dois adolescentes tentavam fugir em um veículo Corolla, recentemente tomado de assalto na cidade. As diligências resultaram na localização da dupla, no momento que esta passava pela CE 090, nas proximidades da Praia do Icaraí. As equipes policiais seguiram o veículo e viram quando os menores arremessaram algum objeto para fora do carro. Priorizando a captura dos suspeitos, a Polícia Militar manteve a perseguição. Os menores decidiram se render. Ao ser questionado, o adolescente de 17 anos – que responde a atos infracionais por tráfico de drogas, roubo de veículo, receptação, crimes de trânsito e contra a administração pública - confessou ter cometido o assalto e que havia utilizado um simulacro durante a ação criminosa. Já a partícipe de 16 anos informou que o seu papel foi distrair o proprietário do automóvel roubado para que o outro menor cometesse o assalto.

Após as apreensões, os policiais foram informados pela dupla que o destino do carro seria um imóvel, na Praia da Tabuba. Lá, foram apreendidos dois veículos, dos modelos Hilux e Logan; onze tijolos de maconha pesando 7,2 quilos; balança de precisão, munições de arma de fogo, três placas de carro, documentos e outros objetos oriundos dos roubos. Os dois casos foram levados para o 31° DP, onde foram realizados o inquérito policiais e o ato infracional. De acordo com o delegado Jurandir Braga, há indícios que todos sejam integrantes de um mesmo grupo. Fato que segue em investigação pela Polícia Civil. Os maiores foram autuados em flagrante por receptação e adulteração de chassi. Já os menores responderão por roubo, tráfico de drogas e uso de documentos falsos.

Fonte: SSPD

Janeiro 2018