Polícia Militar realiza curso de adestramento gratuito para estudantes de escola pública na CPCães
Qui, 07 de Dezembro de 2017 08:00

Com o intuito de aumentar a integração com a população cearense, a Polícia Militar do Estado do Ceará, por meio da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), promoveu o projeto-piloto do “Adestrador Cidadão”. A ação objetiva que crianças de escolas públicas da rede estadual e municipal tenham acesso a técnicas básicas de adestramento com cães de forma gratuita.

O projeto teve inicio no dia 02 de setembro e teve duração de três meses. As aulas ocorriam nos dias de sábado, das 7h30min às 9 horas. Os alunos aprendiam os comandos básicos como “senta”, “deita”, “fica”, “junto”, “aqui”. Também era desenvolvido um trabalho de socialização dos cães e noções de cidadania, respeito e cuidados básicos com animais. No último sábado (02), houve a solenidade de encerramento da primeira turma. O evento contou com a presença de representantes da Escola Municipal José Ayrton Teixeira, unidade de ensino que os alunos fazem parte, além dos familiares dos concludentes.

A coordenadora pedagógica Valdenia Damasceno Sampaio, agradeceu a escolha da escola para o projeto e salientou a mudança de atitude das crianças. “É perceptível a melhoria nas notas e no comportamento disciplinar”, ressaltou. Para  Arleide Maria Ribeiro, mãe de Gabriel, o projeto é excelente e seria muito bom que fosse realizado mais vezes. “Fiquei muito orgulhosa do meu filho, agradeço a PM pela oportunidade”, afirmou.

A aluna Eduarda Gomes agradeceu aos policiais pelas lições recebidas, mas principalmente pelo carinho, respeito e atenção que tiveram com todos. O Capitão Lutiani, coordenador do projeto, agradeceu a todos da CPCães que acreditaram no projeto e transmitiram conhecimento, respeito e carinho a cada criança. “Acreditamos que os objetivos foram atingidos tendo em vista a alegria das crianças e o reconhecimento dos professores com relação a conduta deles”, explica o oficial.

O encerramento se deu com a entrega de um certificado de participação. As crianças participaram de um café da manhã e receberam brindes doados por colaboradores.

Janeiro 2018