Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Alunos da 3ª turma do Curso de Formação da PMCE iniciam ciclo de seminários temáticos
Ter, 05 de Dezembro de 2017 08:23


Dando início às atividades acadêmicas da 3ª turma do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar (CFPCPPM), a Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) promove, a partir dessa segunda-feira (04), no Ginásio Poliesportivo da Aesp/CE, o ciclo de seminários temáticos. A atividade faz parte da matriz curricular do curso de formação inicial e objetiva debater e orientar os futuros agentes da segurança pública do Ceará sobre os mais diversos temas relacionados à atividade policial.

Sob o comando da titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caucaia, Ivana Coelho Marques Figueiredo, o seminário inicial tratou sobre os mecanismos e a aplicabilidade da Lei nº 11.340/2006 – popularmente conhecida como Lei Maria da Penha – e destacou a importância do trabalho preventivo e a atenção que o policial militar deve ter para com as vítimas em situações de violência doméstica. “A Polícia Militar normalmente é a primeira instituição que chega no momento de violência, então, é fundamental respeitar e compreender toda essa dinâmica de enfrentamento à violência doméstica. É importante que eles se sintam fazendo parte dessa rede de enfrentamento, por isso, estamos tendo todo cuidado de passar essa ideia nessa formação, para que possam atuar com muito respeito e que não haja uma revitimização”, aponta da delegada.

Os 1.372 candidatos convocados para a terceira turma do concurso da PMCE participam até sexta-feira (08) do ciclo de seminários que irá abordar também o papel do policial militar na prevenção e no combate ao uso de drogas, Estatuto do Torcedor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, diversidades sociais e culturais, análise de ocorrências operacionais e legislação da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD).

De acordo com a aluna Ana Flávia Rodrigues de Albuquerque, é importante que o policial militar tenha esse conhecimento e saiba agir de forma correta em abordagens que possam ter mulheres vítimas de violência doméstica. “Quando formos policiais, com certeza iremos nos deparar com esse tipo de situação. Por isso, é fundamental saber conduzir da melhor forma esses tipos de ocorrência, principalmente em situações em que as mulheres não queiram denunciar. Nosso papel como futuros policiais é fazer com que esses agressores possam ser conduzidos e punidos da forma correta,” conclui a discente.

Participou do evento, a titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado do Ceará (CEPAM), Camila Silveira; o inspetor de Polícia Civil, Marcos Aurélio Furtado Machado; e o major da Polícia Militar do Ceará, Moysés Loiola Weyne.


Fonte: AESP

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3