Governador apresenta diagnóstico do Ceará Pacífico em Ação e reforça compromisso com Segurança
Seg, 04 de Dezembro de 2017 08:49

No encontro, ocorrido no Centro de Eventos do Ceará, foram detalhados os avanços alcançados no combate à criminalidade, além de diagnósticos acerca dos desafios que os participantes da iniciativa terão nos próximos anos para mudar os indicadores de violência, definindo objetivos e metas por meio de políticas públicas. Também foram apresentados os livros do Ceará Pacífico, “Experiências Exitosas de Enfrentamento à Violência e à Criminalidade”, “O Cenário da Violência e da Criminalidade no Brasil e no Ceará” e “Ceará Pacífico em Ação”, envolvendo de pesquisas e deliberações do Pacto – desenvolvidos com a consultoria do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Camilo Santana destaca que as ações do Estado que envolvem o Pacto são resultados de extenso planejamento e organização de finanças realizados pelo Governo do Ceará. Só assim, garante o governador, o Estado tem conseguido manter investimentos em estrutura e oferta de empregos para reforçar as corporações, além de projetos para diversas áreas sociais que colaboram para a diminuição da criminalidade.

“Nada que o Estado tem feito é de forma aleatória. Tudo é fruto de planejamento, muitos estudos e diagnósticos, análise de experiências anteriores e exemplos bons. O nosso esforço tem sido muito grande na questão da segurança, tanto no âmbito da prevenção quanto o reforço policial, na preparação para combater a criminalidade no Estado. A ideia é que com o Ceará Pacífico a gente possa, a cada dia mais, fortalecer essa cadeia de trabalho integrado, no Judiciário, no Legislativo, para ajudar a diminuir os índices de violência. Eu não vou descansar até ver essa melhora. Queremos que o Ceará se torne o melhor estado do Brasil na área de Segurança Pública”, afirma Camilo.

Assinaturas

Além da apresentação, o chefe do Executivo assinou decretos que ampliam a garantia de direitos e aprimoram as atribuições de instâncias que atuam na segurança e atendimento social. Os decretos tratam da criação da Ouvidoria Estadual de Direitos Humanos do Estado do Ceará, do Comitê Gestor Estadual da Rede de Defesa dos Direitos Humanos, e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), com o objetivo de realizar pesquisas e estudos para fortalecer a formulação da política e análise criminais.

Partes integrantes

Participaram do encontro do Comitê de Governança do Pacto por um Ceará Pacífico a vice-governadora e coordenadora do Ceará Pacífico, Izolda Cela, o secretariado estadual, deputados estaduais e federais, lideranças municipais, como também representantes de órgãos da Justiça e da área de Segurança atuantes no Estado.

Representantes de Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, dentre outras partes envolvidas na iniciativa, renovaram o compromisso de seguir dando total apoio à gestão estadual nas diversas ações de segurança.

A vice-governadora Izolda Cela enfatiza o pensamento do Governo do Ceará voltado para investir na Educação e em projetos que motivam a juventude cearense, e ofereçam oportunidades longe da realidade das áreas de vulnerabilidade social. “O nosso trabalho tem sido em cima de mudar a realidade da população e buscar ferramentas para a Segurança agir de modo mais correto e eficiente”.

Janeiro 2018