Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
CFPCPPM – 2ª Turma: Campeonato de abordagem encerra curso de formação de soldados
Qua, 29 de Novembro de 2017 08:37


Para encerrar as atividades acadêmicas da 2ª turma do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar (CFPCPPM), a Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) realizou nessa segunda-feira (27), um campeonato de abordagem. O evento aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate e reuniu cerca de 1.200 alunos.

A competição é uma das atividades mais aguardadas pelos futuros soldados durante o curso e visa testar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Técnica Policial Militar (TPM), além de implantar uma doutrina padrão de emprego operacional.

Foram 37 apresentações, cada grupo dramatizou um tipo de ocorrência envolvendo um público diferente, tinha abordagem policial à mulheres, idosos, adolescentes, cadeirantes, população LGBTT e pessoas em situação de rua. Enquanto isso, uma banca julgadora – formada por policiais militares policiais, civis e representantes da Defensoria Pública do Estado e da Coordenadoria de Direitos Humanos do Governo do Estado – avaliava o desempenho dos participantes, observando desde a organização e estruturação da equipe até pontos específicos como a rapidez, a eficiência, o controle da arma e o respeito aos Direitos Humanos quanto a especificidade da pessoa abordada.   


Ao final da competição, levaram os troféus de 1º, 2º e 3º lugares, os grupos 30, 27 e 31, respectivamente. “Nosso grupo ficou com o tema abordagem a cadeirante, e quando você se expressa com cordialidade, com os preceitos e as técnicas policial militar, se torna mais fácil a abordagem... Toda abordagem você precisa tratar a pessoa com cordialidade. Tirar o primeiro lugar no campeonato foi uma sensação muito gratificante, nós nos esforçamos muito!”, declarou Glairton Fontenele Caldas, aluno do grupo 30 do CFPCPPM.

De acordo com o diretor geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, a competição é uma forma de aproximar o neosoldado da realidade operacional e uma oportunidade da direção avaliar o curso. “O Campeonato de abordagem realizado com a turma 2 do Curso de Formação Profissional é o momento em que nós aproveitamos para aferir o nível da absorção dos conhecimentos que foram passados em sala de aula, nas atividades operacionais, nas atividades físicas; e aí temos um retrato do que a gente precisa melhorar a respeito da administração dessas disciplinas na Aesp”, explicou o diretor que, também destacou o aspecto comemorativo da atividade. “Também é um momento de festa, porque é a última atividade acadêmica da turma, e essa atividade integra ainda mais, os alunos, os futuros soldados que daqui a pouco estarão aí na sociedade, servindo o Estado, servindo as pessoas, com tudo aquilo que apreenderam”, conclui Juarez.



Fonte: AESP

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3