Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
BPE completa nove anos de atuação
Seg, 27 de Novembro de 2017 08:50


O Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), comemorou na manhã de sexta-feira (24) nove anos de atuação. A data foi celebrada com uma solenidade realizada no auditório da Arena Castelão. O evento contou com a presença de oficiais e praças da unidade, autoridades da Segurança Pública e convidados. Na ocasião, policiais receberam medalhas por tempo de serviço na Corporação e militares que foram para a reserva receberam homenagens.

O BPE tem atuação operacional em toda a Capital e Região Metropolitana, especialmente em eventos futebolísticos, artísticos, religiosos, culturais, dentre outros acontecimentos inerentes a Segurança Pública, nos quais seja necessário o emprego de policiamento especial. A sede da unidade está situada no Bairro Prefeito José Walter, estando o batalhão subordinado diretamente ao Comando de Policiamento Especializado (CPE). A unidade especializada é composta por duas companhias localizadas no mesmo prédio.

O batalhão especializado, quando não está atuando no policiamento em praças desportivas, eventos religiosos ou culturais, acumula missões tais como: Policiamento motorizado em viaturas do próprio batalhão com intuito de combater o crime na cidade de Fortaleza e Região Metropolitana.

De acordo com o tenente coronel Farias, comandante do BPE, o batalhão consegue atender com afinco as missões por conta do esforço de cada policial da unidade. ”Sem dúvida a tropa foi fundamental para o desenvolvimento do batalhão, sempre oferecendo um serviço eficaz na segurança desses grandes eventos”, afirma o oficial.

O efetivo age em operações como Centro Seguro e auxilia o policiamento na orla marítima de Fortaleza no período de férias, atuando com o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR). O efetivo também atua no reforço nas casas de Privação Provisórias de Liberdade. Contando atualmente com um efetivo de 165 policiais militares, o BPE continua firme e forte em sua missão.

Histórico

Em 2008, por meio da portaria 149 publicada no Boletim do Comando Geral nº 224 de 29 de novembro do mesmo ano, nascia o projeto de companhia visando atender a crescente demanda de eventos na capital e interior do estado. Denominado de Policiamento Ostensivo de Eventos (POE), com sede na 4ª Cia do 5º BPM no Bairro Luciano Cavalcante, com as atribuições administrativo operacionais inerentes a esta atividade de policiamento ostensivo geral, subordinado diretamente ao Comando de policiamento da Capital, tendo atuação operacional em toda a capital e região metropolitana, especialmente em eventos futebolísticos, artísticos, religiosos, culturais dentre outros acontecimentos inerentes a segurança pública, nos quais seja necessário o emprego de policiamento especial. Seu primeiro Comandante foi o então Maj. PM George Stenphenson Batista Benício. Em seguida o POE foi denominado CIPE (Companhia independente de Policiamento de Eventos) se situando no Bairro Castelão e posteriormente em 2012 Batalhão de Policiamento de Eventos, após aprovação da mensagem nº 7.399, do Poder Executivo em que tratava sobre a nova Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Ceará (LOB/PMCE), e publicada no “DIARIO OFICIAL DO ESTADO SÉRIE 3 ANO IV Nº180 FORTALEZA, 20 DE SETEMBRO DE 2012”. com duas Companhias e com sede no Bairro Tancredo neves. Hoje o BPE está localizado no Bairro Prefeito José Walter, e está subordinado diretamente ao Comando de Policiamento Especializado (CPE).


Fonte: PMCE

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3