Foragidos de cadeia pública são rapidamente recapturados pela PMCE
Qua, 22 de Novembro de 2017 08:17

A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) agiu de forma rápida e frustrou o plano de fuga de alguns detentos da cadeia pública de Cascavel, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). Seis dos oito internos foram recapturados instantes depois de escaparem da unidade, nessa segunda-feira (20). Para que o plano ilícito fosse concretizado, eles roubaram duas armas de fogo da unidade e um carro – todos recuperados e restituídos.

“Nossa equipe recebeu ligação do 190 (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança - Ciops) com informações sobre suspeitos que estavam armados, correndo nas proximidades de um bar, no Centro”, explica o sargento Flávio, que comandou o trabalho de recaptura. Ele conta que, a princípio, os militares desconheciam a ocorrência de fuga e partiram para o local apontado a fim de averiguar a situação. No local, os agentes de segurança foram informados que os suspeitos haviam acabado de roubar um carro Fiat Pálio, seguindo em direção à rodovia CE 040.

As buscas foram iniciadas e, antes de chegar à rodovia, o Pálio foi interceptado pelos militares, que solicitaram reforços. Os criminosos efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais, houve troca de tiros e um dos infratores foi ferido e socorrido. Ao todo, cinco dos foragidos tentavam escapar no carro. Na fuga da cadeia, eles renderam o agente que lá estava e roubaram sua carteira e celular, além de uma espingarda calibre 12 e uma pistola ponto 40 do local. Tanto os objetos pessoais como as armas e o veículo foram restituídos aos devidos proprietários.

Os suspeitos confessaram que estavam em fuga e foram encaminhados à Delegacia Metropolitana de Horizonte e autuados em flagrante por tentativa de homicídio e roubo qualificado. Eles também foram reconhecidos pelo roubo do carro. “Fizemos perseguição, pedimos apoio e conseguimos fazer a abordagem com segurança”, completa o sargento Flávio. Os presos foram identificados como: Francisco Ferreira Euzébio (22); Jonas Costa Freitas (21); Igor Sousa Fernandes de Brito (21); Rafael Alves de Andrade (27); e José Leandro Costa Santos, que foi baleado. Posteriormente, o sexto foragido, identificado como Antônio Erivaldo Guedes de Paiva (41), se apresentou na Companhia local da PMCE.

Denuncie

As buscas pelos outros dois foragidos continuam. São eles: Francisco Bruno da Silva Matias e Edilson de Rocha Neto. Caso alguém tenha informações sobre o paradeiro deles, denúncias podem ser repassadas à Polícia pelos números 181 e 190, que são respectivamente do disque denúncia e da Ciops, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo é garantido.

Janeiro 2018