Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Polícia Militar cearense recebe doação de dois cães de canil em Alagoas
Ter, 21 de Novembro de 2017 08:14

A Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) ganhou o ingresso de dois novos recrutas caninos. Dois filhotes da raça Pastor Belga de Malinois foram doados pelo Pet"s Maia Canil, que fica em Maceió, capital alagoana, ao policiamento cearense. “Temos que fazer um bem à sociedade e um cão de guarda pode facilitar a apreensão de armas e drogas (...) em uma bem-feitoria à segurança pública”, declara Marcos Maia Junior, doador dos filhotes. Agora, as Forças de Segurança do Ceará ganharam dois futuros agentes especialistas no faro.

“É uma das raças mais completas que existem no mundo para o trabalho policial, tanto em abordagem, como em ações que exijam faro aguçado para a localização de drogas, armas e explosivos. Ele faz o serviço completo”, enfatiza o tenente coronel Marcos Franklin, comandante da CPCães, sobre a raça dos filhotes (Pastor Belga de Malinois). Com dois meses de vida, os dois novos recrutas caninos irão se juntar aos outros 67 cães da PMCE, sendo 12 filhotes e 55 adultos – 25 deles também são Pastores Belga de Malinois. “Os filhotes recebidos pela SSPDS serão um diferencial para melhorar o padrão da raça dos cães da PMCE, o que refletirá no aumento das ações e emprego dos cães na atividade fim da PM em prol da sociedade”, avalia o capitão Lutiani Rodrigues, lotado no CPCães. 


“A doação representa mais do que um acréscimo em nosso quadro de cães policiais. Nós estamos recebendo cães com pedigree e excelente linhagem. Falo isso por conhecer a qualidade do trabalho do Pet"s Maia Canil, que realiza um tratamento dedicado aos animais”, destaca André Costa, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os cães foram cedidos na última semana, sendo transportados de Alagoas para o Ceará por uma equipe de militares da Companhia especializada no trabalho com eles. Ambos já saíram de Maceió devidamente vacinados e microchipados – com um micro chip com todas as informações necessárias sobre o animal e o seu dono.  Eles chegaram a território cearense na última sexta-feira (17) e com um destino certo: descansar da viagem. Os dois, que já estão alojados no canil da PMCE, serão preparados e treinados para atuarem especificamente em ações de faro, na apreensão de ilícitos. A linhagem é européia e um filhote custa cerca de R$ 4,5 mil no mercado pet.

Marcos Maia, dono Pet"s Maia Canil, trabalha com animais há de 20 anos, especificamente com essa raça e a Spitz Alemão. “O Pastor Belga de Malinois chegou à minha vida há quatro anos, na Força Tática de São Paulo”, conta o empresário, quando teve o primeiro contato com a raça. A iniciativa de fazer a doação à Polícia cearense veio por meio da aproximação que teve com o secretário André Costa, quando este era superintendente adjunto da Polícia Federal de Alagoas. “Eu conheço a pessoa do Dr. André e acabei preferindo fazer uma doação para ele por saber o que ele iria fazer”, detalha, ressaltando sua preocupação em dar os animais para pessoas que os trate bem.

O Pet"s Maia Canil possui, atualmente, 28 animais, que estão disponíveis à venda “para quem quiser, desde que cuide com amor e carinho”, enfatiza Maia. Todos já saem de lá microchipados e depois de realizarem exames e hemograma. “Com a saúde em dias”, frisa o proprietário. Outros cães já foram doados por ele ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar alagoana.



Fonte: SSPDS

 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6