Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Policial cearense conquista primeiro lugar no Curso de Atirador Policial de Precisão em Mato Grosso
Ter, 21 de Novembro de 2017 08:10


O segundo sargento da Polícia Militar do Ceará, José Alex Sampaio Mendes, lotado no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do Batalhão de Polícia de Choque, concluiu, na última sexta-feira (10), o Curso de Atirador Policial de Precisão, realizado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. O militar cearense conquistou o primeiro lugar, atingindo a nota 9,28. A capacitação durou cinco semanas e formou outros nove policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) dos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O 2º sargento Mendes é o terceiro cearense apto na formação.  

Para o policial cearense, há 12 anos no Gate, a capacitação vai contribuir para estender os conhecimentos específicos do curso para o efetivo da Polícia Militar do Ceará. "A ideia é difundir o conhecimento para aumentar o time de atiradores de precisão e multiplicar técnicas de negociação com refém. Estou elaborando um projeto com a finalidade de viabilizar essa capacitação na grade curricular da Aesp". No Ceará, a Academia Estadual de Segurança Pública é responsável pela capacitação dos agentes de segurança do Estado.


Com o objetivo de formar novos atiradores, o curso ofertou aos policiais conhecimentos teóricos e práticos voltados às atividades de tiro de precisão, além de capacitar os agentes de segurança no emprego de técnicas para as mais variadas situações e ocorrências. As 248 horas/aula da formação abordaram conteúdo de técnicas de balística, aferição de habilidade de tiro, tiros em posições variadas, tiro com baixa luminosidade e atuação no gerenciamento de crises.

Para realizar o curso, o policial precisa preencher alguns requisitos técnicos, como pertencer à tropa especial da corporação de origem, ter realizado o curso de ações táticas especiais ou similar e fazer um teste de aptidão de tiro. O Curso de Atirador Policial de Precisão da PMMT é referência no Brasil na formação de atiradores de elite ou sniper. Os alunos manuseiam armamento específico de precisão, como o fuzil AGLC calibre .308, utilizado pelo Exército Brasileiro e os snipers das Polícias Militares.


Fundo para a segurança

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio do Conselho Estadual do Fundo de Defesa Social (FDS), aprovou a utilização de cerca de R$ 275 mil para atendimento das demandas de capacitação direcionados para a participação de servidores em cursos, seminários e eventos de interesse relacionados ao tema segurança pública. O montante corresponde ao período de julho de 2017 a dezembro de 2018, havendo a possibilidade, a depender das demandas, de serem aportados mais recursos no decorrer de sua execução.  

O recurso é destinado aos profissionais da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Além disso, os valores são investidos também em conhecimento de novas tecnologias na área da segurança, bem como para atender a necessidade de se reconhecer o esforço desprendido pelos profissionais da Segurança Pública no desempenho de suas atividades frente às vinculadas.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3