SSPDS reforça policiamento com “Operação Centro Seguro”
Seg, 20 de Novembro de 2017 10:04
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deu início, nesta sexta-feira (17), à Operação Centro Seguro, em Fortaleza. O reforço policial, no perímetro central da cidade e imediações, pertencentes à Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), se estenderá até o próximo dia 17 de fevereiro.

Um efetivo diário de 424 agentes, divididos entre policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), estará envolvido na ofensiva. Também estão dando apoio à ação os parceiros da Guarda Municipal de Fortaleza. O objetivo da operação é coibir de forma integrada a criminalidade no Centro, que recebe um aumento no fluxo de pessoas por conta das vendas de fim de ano.

O objetivo da operação é coibir a criminalidade de forma integrada no Centro, que recebe um aumento no fluxo de pessoas por conta das vendas de fim de ano. “A gente sabe da importância que tem o Centro da cidade, principalmente com o aumento do fluxo no final do ano. Vamos intensificar o policiamento para garantir a segurança nos principais cruzamentos, praças e ruas da região. Temos reforçado o policiamento na malha central e isso já tem dado resultados.O reforço nesse local também é resposta aos registros que a população tem feito quando vítimas de ações criminosas. O policiamento é direcionado de acordo com os dados coletados por meio dos Boletins de ocorrência”, explica o Secretário da SSPDS, André Costa.

Representando os comerciantes do Centro de Fortaleza, Assis Cavalcante, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), falou sobre a importância da operação para os negociantes e clientes. “É de extrema importância o reforço das forças da segurança pública para garantir que o comércio de Fortaleza funcione da melhor maneira possível no final de ano”, afirmou. Em seu discurso, Assis lembrou a ação exitosa da Polícia Militar, na tarde da última terça-feira (14), quando os militares prenderam três suspeitos em flagrante, após os indivíduos pegarem a funcionária de uma loja como refém. “Já temos visto os resultados do reforço policial no Centro da cidade e da mesma forma que essa ação criminosa foi evitada, outras certamente serão frustradas”, ressaltou o presidente.

Polícia Militar

O efetivo diário de 320 policiais militares trabalhará com ações ostensivas, prevenindo e reprimindo delitos, através de ações coordenadas, combinando diversas modalidades de policiamento - a pé, montado, patrulhas móveis e de bicicleta, que devem contemplar todo o Centro da cidade e entorno. As praças da Estação, do Ferreira, José de Alencar, dos Leões, Passeio Público e o Parque das Crianças também ganharão reforço policial, além dos principais cruzamentos da área.

Polícia Civil

O atendimento da Polícia Civil ficará a cargo do 34º Distrito Policial (Centro) – localizado na Rua Princesa Isabel, 1239 –, com atendimento 24 horas. As Delegacias Proteção ao Turista (Deprotur) e da Criança e do Adolescente (DCA) também realizarão procedimentos.

Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) realizarão incursões diárias para localizar pessoas procuradas pela justiça, efetuar prisões em flagrante delito e coibir de forma especializada possíveis crimes. No total, a Polícia Civil contará com o efetivo diário de 80 policiais e sete viaturas que atuarão diretamente na operação.

Corpo de Bombeiros

Bombeiros farão diariamente uso de uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), que ficará disponível no Centro durante o dia e, à noite, por ocasião do Ceará Natal de Luz que será realizado na Praça do Ferreira; e de uma ambulância do Grupamento de Socorro e Urgência (GSU).
As ações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) prevêem, ainda, vistorias educativas junto às edificações do Centro, por meio da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT). Eles prestarão orientações com relação a medidas de segurança, preventivas, de combate a incêndio e pânico. Em caso de ocorrências, a Polícia deve ser acionada pelo 190, número da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). No total, vinte e quatro bombeiros atuarão diretamente na operação.

Decembro 2017