Operação Centro Seguro/Natal de Luz 2017 é lançada hoje na Praça do Ferreira
Sex, 17 de Novembro de 2017 12:10

Na manhã desta sexta feira, 17, foi lançada na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, a tradicional operação de reforço ao policiamento no bairro central da cidade. Intitulada como “Operação Centro Seguro / Natal de Luz 2017” a ação mobiliza todas as vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social atuando nos principais cruzamentos e praças do Bairro do Centro.

Desencadeada na manhã de hoje a operação “Centro Seguro / Natal de Luz 2017” se estenderá até o dia 23 de janeiro de 2018 onde será realizada pelas forças que integram o sistema de segurança do Ceará: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e agentes da Guada Municipal de Fortaleza, com o objetivo de coibir a criminalidade na região de intenso comércio, em razão do período de compras de fim de ano.

O reforço no policiamento ostensivo e preventivo, será desenvolvido nos principais cruzamentos, como por exemplo, nas ruas Guilherme Rocha, Liberato Barroso e Pedro Pereira. Além disso, as praças José de Alencar, do Ferreira, Coração de Jesus, Praça da Estação, Passeio Público, Praça da Sé, Praça dos Leões, Praça da Bandeira e Parque das Crianças, locais considerados estratégicos, pois são áreas de lazer do bairro.

O Comando de Policiamento do Centro está inserido na Área Integrada de Segurança 04, que além do efetivo a pé que será distribuído, nos locais aqui já citados, contará com o suporte do Batalhão de Policiamento de Choque, equipes do Batalhão Raio, ciclopatrulhamento, motopatrulhamento, policiamento montado, e o auxílio de uma aeronave da Coordenadoria de Operações Aéreas – Ciopaer, bem como de bombeiros militares, policiais civis e de agentes da Guarda Municipal de Fortaleza.

O Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL, Assis Cavalcante, reconhece o importante trabalho desenvolvido pelos policias militares ao longo de todo o ano e em especial neste reforço. Em sua fala durante o evento de lançamento da operação, o presidente da CDL destacou a ação exitosa de policiais militares em intervir numa ação em que uma vendedora de uma loja do centro foi mantida refém e os acusados foram presos pelo roubo realizado nesta mesma loja. “se não fosse a  intervenção bem qualificada da PM, em conduzir a ação, a coisa teria saído do controle podendo causar uma tragédia”. Ele ressaltou ainda que a PM centraliza seu efetivo nos pontos, necessariamente, dialogados em entendimento com comerciantes.

Com um quantitativo extra de 248 PMs e de 60 Bombeiros, esse efetivo militar deve garantir uma maior segurança aos transeuntes e comerciantes da região, atendendo às solicitações dos comerciantes que fazem parte da Câmara de Dirigentes Logistas – CDL, e à população de modo geral.

Decembro 2017