Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
PMs participam de Curso de Operações Táticas Rurais
Ter, 14 de Novembro de 2017 08:18



A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (13), a capacitação de 70 policiais militares no Curso de Operações Táticas Rurais. O treinamento, de 274 horas/ aula, é coordenado pela 5ª Companhia do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará (Cotar/BPChoque) e habilitará seus participantes para o combate a crimes de alta complexidade ocorridos em área rurais e regiões inóspitas.

A aula inaugural do curso foi marcada pela palestra do oficial de inteligência da Coordenação de Operações de Inteligência da Superintendência Estadual Ceará, professor doutor Nabupolasar Alves Feitosa que abordou os ataques às instituições financeiras no Nordeste, ação conhecida popularmente como “novo cangaço” e que é uma das principais ocorrências atendidas pelo Cotar.

Presente na aula inaugural, o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, André Costa, destacou o trabalho executado pela Academia na capacitação continuada. “É um grande desafio e eu sei que é um grande trabalho realmente formar tantos policiais ao mesmo tempo e ainda intensificar a questão dos cursos de formação continuada... Mas, a gente não está medindo esforços para melhorar a preparação e o treinamento da nossa tropa”, declarou o Secretário.

Segundo o titular da SSPDS a promoção dos cursos de qualificação, juntamente com a criação da 11ª Delegacia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que tem como finalidade investigar os crimes contra agentes da Segurança Pública do Ceará, são apenas algumas das ações promovidas pela pasta visando à segurança da tropa. “A gente tem essa preocupação inclusive pessoal por conta de condutas de crimes contra policiais, por isso a gente tem incentivado esses cursos... Além disso, nós tivemos também a criação de uma delegacia específica para isso, não existe outra no país... É a 11ª delegacia da DHPP e diferente das outras, ela atua em crimes consumados e tentados contra os policiais, e crimes praticados em todo o Estado do Ceará... e isso já foi algo pensando em melhorar essa resposta”, pontuou André Costa.

Na programação do curso, que segue até o dia 17 de dezembro, estão previstas instruções de abordagem; armamento, munição e tiro; atendimento pré-hospitalar; identificação e noções de material explosivo; instrução tática individual; noções de combate em ambiente confinados e tomada de cela;  noções de gerenciamento de crises; ofidismo; operações em plano vertical e montanhismo; operações ribeirinhas; orientação e navegação; procedimento de patrulha rural; direitos humanos  e sobrevivência em ambiente de caatinga, entre outras disciplinas.

Também estiveram presentes na solenidade de aula inaugural o secretário-adjunto da SSPDS, Alexandre Ávila de Vasconcelos; o diretor da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior; o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), tenente-coronel Clairton Alves de Abreu; o subcomandante do BPChoque, tenente-coronel Luiz Martins Monte Pereira, e o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin/Ceará), Rommel de Almeida e Silva.



Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)


Fonte: AESP

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2