PMs são capacitados para atuar no policiamento ambiental
Qua, 08 de Novembro de 2017 08:30

Para reforçar as ações de fiscalização, prevenção e combate a crimes ambientais, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta terça-feira (07) o curso de policiamento ambiental. O treinamento, de 74 horas/ aula, será realizado na sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) e proporcionará aos alunos conhecimentos nos mais diversos temas relacionados à prática do serviço executado pela unidade especializada.

Durante duas semanas, os alunos acompanharão aulas sobre poluição sonora; fauna e flora; maus tratos a animais; saúde pública dos animais e orientação geográfica, além de estudarem as legislações ambientais brasileiras, como: Lei de Crimes Ambientais; Lei da Política Nacional do Meio Ambiente e o Código Florestal.

Segundo o comandante do BPMA, tenente-coronel Ricardo Jorge Pinheiro Mota, participam da capacitação, 41 policiais militares, sendo 24 neosoldados, recém formados pela Aesp e dois guardas municipais. Ele destaca a importância da capacitação para os militares que irão atuar no policiamento ambiental. “Nós recebemos novos policiais e já conseguimos fazer a introdução deles aqui no curso, para irem para a viatura com esse conhecimento que é especializado, porque aqui ele vai desde a contenção de um animal até uma prisão, a desocupação de uma área verde, a apreensão de um paredão de som e a feitura de um auto de constatação e aferição com decibelímetro”, explicou Mota.

Esta é a 2ª edição do Curso de Policiamento Ambiental (CPA) realizado pela Aesp, a primeira turma do curso, realizada em 2016, formou 34 profissionais, incluindo policiais militares, servidores da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) e guardas municipais de Fortaleza e Aquiraz.

Fonte: AESP

Janeiro 2018