Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Aesp inicia mais uma turma do Curso de Tripulante Operacional da Ciopaer
Ter, 07 de Novembro de 2017 08:24



A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), iniciou nesta segunda-feira (06), mais uma turma do Curso de Tripulante Operacional (CTOP) – capacitação que habilita os profissionais de segurança pública para desempenhar atividades que requeiram o emprego de aeronaves em ações aéreas de policiamento, socorro especializado e defesa civil.

O treinamento, de 349 horas/aula, terá duração de aproximadamente oito semanas e repassa para seus participantes desde o conhecimento básico sobre aeronaves e a regulamentação da aviação civil até instruções mais específicas como fraseologia, meteorologia, navegação aérea, tiro embarcado em helicópteros, técnicas de policiamento aéreo, combate a incêndio em aeronaves, entre outras atividades.

“Este é um curso eminentemente técnico, mas é um curso que exige, de certa forma, até o psicológico, para lidar com certas situações e o objetivo é que vocês (alunos) realmente sejam tripulantes operacionais de primeira linha. Nós temos na Ciopaer um corpo de instrutores, eu diria que o mais experiente possível e um dos melhores do Brasil. Nós temos hoje no Ceará a frota de helicópteros mais moderna do Brasil e temos realmente uma equipe de excelência, tanto de pilotos, como de tripulantes operacionais e apoio solo”, destacou o coordenador da Ciopaer, Aristóteles Tavares Leite, durante a solenidade de abertura do curso.

A aula inaugural foi ministrada pelo relações-públicas da Ciopaer, tenente-coronel Marcus Costa, e contou com a presença do diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, e do secretário executivo, Nartan Andrade. Na ocasião, foi apresentado aos discentes a história da Coordenadoria, as missões e os equipamentos utilizados nas operações aéreas do Estado.

Esta é a 5ª edição do CTOP e capacitará 41 profissionais, incluindo policiais civis, militares e bombeiros.



Fonte: AESP

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2