Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Bairro Vila Velha tem segurança reforçada com ampliação do efetivo do BPRaio em Fortaleza
Seg, 06 de Novembro de 2017 08:53



No último sábado (28), o governador Camilo Santana iniciou, no bairro Messejana, o processo que vai duplicar a capacidade operacional do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na capital cearense. Na terça-feira (31), foi a vez do bairro Vila Velha receber o reforço do grupamento para atuar no combate ao crime. Na ocasião, foram apresentados os 38 policiais especializados na “Doutrina Raio” que vão realizar o patrulhamento no bairro e região, que contarão com 18 motos e uma viatura para as operações.

“Eu me comprometi a levar o Raio para todas as regiões do Ceará. Assim fizemos. E o trabalho foi tão bom que me comprometi em colocar o batalhão em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes. Já instalamos em Maracanaú e Caucaia. Vamos dobrar a capacidade operacional do BPRaio em Fortaleza. É o que há de mais capacitado na Polícia para enfrentar a criminalidade. Os policiais têm habilidade com moto, são bem armados. Agora estamos aqui entregando as novas equipes do Vila Velha, são mais 38 homens. Saibam que até o meu ultimo dia de governo eu não vou desistir de garantir segurança para o povo cearense. Aos novos policiais do Raio, que Deus os abençoe. São servidores, estão aqui para servir ao povo e não tenho dúvida que vão usar todas as forças para isso”, disse o governador.



Esta primeira leva de reforço para Fortaleza tem 104 policiais, 56 motos e duas viaturas 4×4 exclusivas. Para a próxima terça-feira (7/11), será realizada a apresentação do Raio no bairro Parangaba. Já Maranguape será a próxima cidade contemplada, no dia 25 de novembro. O investimento é de mais de R$ 2,8 milhões apenas para os três bairros de Fortaleza.

Até abril do ano que vem, o grupamento terá o reforço de mais 202 policiais, concluindo o compromisso do Governo do Ceará de dobrar a capacidade operacional do Raio em Fortaleza.

O secretário da Segurança, André Costa, destacou a importância da participação de todos para diminuir a violência. “Já vim aqui em algumas operações no Vila Velha, conversei com várias pessoas, ouço as críticas e os agradecimentos. Sei que temos muito o que melhorar, mas estamos no caminho certo. O governador não tem medido esforços para investir na nossa Polícia. Ele sabe que o que vocês mais precisam é de segurança publica e peço que recebam o Raio com muito carinho. Só vamos melhorar com o nosso empenho e precisamos da participação da sociedade para proliferar a cultura de paz. Por isso liguem, façam denúncias”.

Responsável por comandar o BPRaio, o tenente coronel Márcio Oliveira explica que o reforço vai aperfeiçoar a logística da segurança na região. “Vamos dobrar o policiamento aqui, passando de quatro para oito equipes, em dois turnos, nas áreas mais críticas, principalmente aquelas que têm o acesso comprometido, com abordagens em bicicletas, mobiletes, motocicletas, atendendo principalmente ocorrências de crimes de porte ilegal de arma, roubo, tentativas de homicídios. É a missão básica do batalhão e também vamos dar uma dinâmica mais apropriada, dada a mobilidade, rapidez, facilidade de embarque e desembarque. Essa proximidade com a comunidade vai ser mais acentuada e o aparelho policial vai ter uma vertente mais positiva no combate à criminalidade”.



A doméstica Maria Leda prestigiava a solenidade satisfeita, junto com a família do filho, pois o Soldado Róbson Nascimento, iniciava as atividades no Raio. “Estou me sentindo muito orgulhosa, pois ele sempre gostou de ajudar as pessoas e sonhava muito com isso, desde criança queria ser policial. Quando ele estava no treinamento eu me sentia apreensiva, sei do perigo, mas ao mesmo tempo muito feliz. Sei que com o Raio por perto as pessoas se sentem mais seguras, e tenho certeza que meu filho vai realizar um ótimo trabalho”.



Estiveram também presentes na solenidade o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Viana; os deputados estaduais Jeová Mota e Walter Cavalcante; entre outras autoridades.

Segunda fase
O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior, já que antes o grupamento só atuava na capital. Agora, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o Batalhão, como Maracanaú e Caucaia, no mês de setembro. O intuito é reforçar o combate à criminalidade também na Região Metropolitana de Fortaleza fazendo um “cinturão” de equipes.



Interiorização
A interiorização do BPRaio na gestão Camilo Santana iniciou com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2