Forças de Segurança prendem assaltantes que mantiveram reféns em supermercado
Ter, 31 de Outubro de 2017 08:42

Um cerco envolvendo várias composições da Polícia Militar e a aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) resultou nas capturas de cinco suspeitos, após um roubo com constrangimento de liberdade ocorrido em um supermercado, na noite desse domingo (29), no bairro Aldeota, na Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01). Além das prisões, os profissionais de segurança apreenderam seis armas de fogo, que foram utilizadas para ameaçar as vítimas, todas funcionárias do estabelecimento comercial. O flagrante foi realizado no 34° Distrito Policial.

Por meio de informações repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), equipes da Polícia Militar, entre elas dos Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque) e de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio); da Força Tática (FT) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), seguiram até o estabelecimento, na Rua Pinto Madeira, onde duas pessoas eram mantidas reféns por homens armados. De acordo com os levantamentos, o grupo chegou ao local no momento que as portas do supermercado eram fechadas pelos funcionários.

Na parte externa do prédio, um suspeito foi preso após coagir dois funcionários do estabelecimento a entrarem dentro de um veículo Chevrolet Prisma, utilizado pelo bando criminoso. Já no interior do supermercado, a PMCE liberou dois funcionários que estavam trancados em uma sala e apreendeu uma bolsa, que havia sido abandonada pelos infratores, com valores em dinheiro oriundos do setor financeiro do supermercado. Seguindo com as buscas no local, foi constatado, ainda, que dois homens armados restringiam a liberdade de um vigia e uma funcionária, no piso superior. De imediato, os policiais militares iniciaram a negociação com os suspeitos, que por cerca de uma hora, foram reticentes e não concordavam em libertar os reféns.

No entanto, após longa negociação, os policiais militares convenceram a dupla, que deixou as armas de fogo no pavimento e se entregou a Polícia. As vítimas foram liberadas e amparadas pelas equipes policiais. Já os assaltantes foram presos. Simultaneamente às negociações, mais equipes permaneciam em diligências em busca de outros três indivíduos. Um deles foi encontrado nas adjacências e um quinto homem foi localizado após invadir uma residência, próxima ao supermercado.

Todos foram identificados: Walison Alves Gomes (23) - com antecedente por posse ilegal de arma de fogo; José Augusto de Sousa Rodrigues Filho (22) - conhecido por "Duchinha" e com antecedentes criminais por receptação e crime de trânsito; Francisco Kevin Lima Rodrigues (21) - com passagens por roubo e porte ilegal de arma de fogo; Antonio Alexandre Ferreira Neto (19) - com passagens pela Polícia por porte e posse ilegal de arma de fogo; e Francisco Rafael Mota Araújo (25) - sem antecedentes.

Um sexto assaltante conseguiu se evadir. Foram apreendidas seis armas de fogo, sendo dois revólveres calibre 38, três pistolas - calibres 9 mm, 7,65 mm e 380; e uma escopeta calibre 12.  O grupo foi encaminhado para o 34° DP, onde foi autuado em flagrante por roubo com restrição de liberdade da vítima e associação criminosa.