Aesp encerra Ciclo de Capacitação do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) 2017
Ter, 31 de Outubro de 2017 08:35

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) encerrou, nesta segunda-feira (30), o ciclo de capacitação do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) 2017, que este ano formou mais 58 profissionais no Curso de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (CPTUR). A capacitação aconteceu nos meses de setembro e outubro e contou com a participação de policiais militares, servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e guardas municipais de Fortaleza, que a partir de agora estão aptos para atuar com segurança na fiscalização de trânsito e transporte em rodovias estaduais e municipais do Ceará.

Durante a solenidade de encerramento do curso, o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário da PMCE, tenente-coronel Ronaldo José de Sousa da Silva, destacou a importância de qualificar a tropa para atuação no trânsito. “Nós estamos sempre trazendo profissionais que querem compor o nosso time de trânsito, então havia essa necessidade de capacitá-los para torná-los mais seguros em uma abordagem de trânsito”, explicou. Ele também falou sobre a forma de atuação do BPRE. “Nós tivemos ao longo desse ano (2017) várias operações, toda vez que há um feriadão - e nós estamos às vésperas de um - nós temos que trabalhar a prevenção, ou seja, colocamos todo o nosso efetivo de policiamento nas rodovias estaduais, no sentido de dar segurança, fluidez, proteção ao condutor dos veículos”, pontuou Ronaldo.

Também estiveram presentes na solenidade de encerramento do curso, a coordenadora de ensino e instrução da Aesp, tenente-coronel BM Roberta Barbosa Monteiro; o orientador da célula de formação continuada da Aesp, Demóstenes Rolim Cartaxo e o inspetor da Guarda Municipal de Fortaleza, Alailson Correia da Silva.

Sobre o curso

O Curso de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (CPTUR) tem o objetivo de habilitar os profissionais de segurança pública para ingresso no BPRE. Com uma carga horária de 98 horas/ aulas, o curso contempla aulas teóricas e práticas de: direitos humanos, ética e cidadania; legislação de trânsito; atendimento pré-hospitalar; direção defensiva; identificação veicular e confecção de documentos de trânsito, entre outras disciplinas que o qualificam seus participantes para desempenhar suas funções com proficiência, dentro dos parâmetros legais e das modernas técnicas de policiamento e fiscalização de trânsito e transporte em rodovias estaduais e municipais do Ceará. Em 2016, cerca de 200 profissionais foram capacitados no Curso de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (CPTUR), promovido pela Aesp.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)

Fonte: AESP