Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Iniciado processo que vai duplicar capacidade operacional do BPRaio na Capital
Seg, 30 de Outubro de 2017 08:47


A Grande Messejana foi a escolhida para recepcionar, neste sábado (28), um grande reforço na segurança para toda a capital cearense. Isso porque o governador Camilo Santana iniciou as atividades dos novos policiais do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passaram por um treinamento especial, a chamada “Doutrina Raio”, para atuar no combate ao crime. A ação é um compromisso do Governo do Ceará de implantar o grupamento em todas as regiões do Estado e também aumentar o efetivo para duplicar a capacidade operacional em Fortaleza.

O chefe do Executivo garantiu o empenho em aumentar o efetivo por todo o Ceará. “Estamos fazendo um grande planejamento. Cada equipe é formada por policiais que passam por uma seleção rigorosa e um treinamento pesado, pois ela vai atuar de maneira mais ostensiva, tem que ter boa mobilidade com motos. Estamos comprando mais veículos, armas, equipamentos. Recentemente recebemos mais 300 motocicletas, que estão rodando em Caucaia, Maracanaú e agora em Fortaleza. Em breve vamos conseguir dobrar a capacidade operacional na capital cearense. Em novembro vamos inaugurar o Raio em Maranguape, e, em dezembro, em mais três ou quatro cidades. Até o fim do primeiro semestre de 2018, todas as cidades com mais de 50 mil habitantes terão um Batalhão do Raio”.

Nesse primeiro momento, serão mais 104 policiais em Fortaleza, divididos em 14 equipes, com 56 motos e duas viaturas 4×4 exclusivas para realizar o patrulhamento e atender ocorrências, investimento de mais de R$ 2,8 milhões. Nas próximas duas terças-feiras (31/10 e 7/11), serão realizadas apresentações nos bairros Vila Velha e Parangaba, respectivamente. A meta é lançar novas equipes exclusivas para a Capital até abril do próximo ano, dobrando a capacidade operacional atual do policiamento especializado.

O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior, já que antes o grupamento só atuava na capital. Agora, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o Batalhão, como Maracanaú e Caucaia, no mês de setembro.

O secretário da Segurança, André Costa, disse que os novos policiais do BPRaio vão atuar em localidades de maior vulnerabilidade, a partir do número de incidentes. “A ideia ao aumentar o efetivo é agilizar o tempo de atendimento das ocorrências. Recentemente recuperamos um carro que havia sido roubado em menos de meia hora. Vamos intensificar as ações do BPRaio aqui na Messejana e em alguns bairros que selecionamos a partir de índices, aqui na Messejana, especificamente, índice de assaltos. Com o apoio da população, vamos conseguir vencer a criminalidade”.


O comerciante João Pereira dos Santos acredita que, com a chegada do BPRaio nas proximidades, os moradores na Messejana vão poder trabalhar com mais tranquilidade. “Esperamos muito que melhore a questão da segurança. A gente sai de casa para trabalhar, mas ficamos bem apreensivos. Mas agora, ficando perto da polícia, ficamos mais tranquilo, porque confiamos no trabalho dela”.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário da Casa Civil, Nelson Martins; o deputado federal André Figueiredo; os deputados estaduais Tin Gomes, Bruno Gonçalves, Audic Mota e Fernando Hugo; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Viana; entre outras autoridades.
 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2