BPMA apreende armas de fogo e pássaros silvestres na AIS 19
Qui, 26 de Outubro de 2017 08:14

Policiais lotados no Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizaram duas ações ontem (24), em Barbalha, Área Integrada de Segurança 19 (AIS19), que resultaram em apreensões de pássaros silvestres, armas de fogo, munições e outros materiais ilícitos.

A primeira ação aconteceu por volta das 10 horas, no sítio Macaúba, localizado na Zona Rural de Barbalha, onde os policiais encontraram 12 pássaros da fauna silvestres, sendo uma rolinha, um cacão, quatro azulões, dois solta caminho, um sabiá, dois golas e um periquito. As aves estavam em poder de Pedro José de Macedo (74). No local, foram apreendidas ainda uma espingarda tipo soca-soca e quatro recipientes, três deles contendo chumbo e o outro com pólvora.

Já à tarde, outra equipe da BPMA seguiu até o Sítio Santo Antônio Caldas, também na zona rural, para verificar uma denúncia anônima acerca da existência de pássaros da fauna silvestre no local. Na propriedade, os policiais encontraram dois sabiás, três galos campina, um azulão, dois golas e quatro canários. Além das aves, foram encontradas duas espingardas de fabricação artesanal, três recipientes, sendo um com chumbo, um contendo espoletas e outro com pólvora. O material estava na residência de José Luna da Cunha (52).
Os dois homens foram levados inicialmente para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, e em seguida foram encaminhados até a municipal de Barbalha. Eles foram autuados por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo e liberados em seguida, após pagamento de fiança. Os pássaros foram direcionados ao Sítio Pinheiro, onde passariam por uma triagem, para serem soltos em seu devido habitat.