Agentes de segurança participam da 2ª turma do curso de capacitação de Policiamento Urbano e Rodoviário
Qua, 18 de Outubro de 2017 08:36

Com o intuito de auxiliar na segurança e a fiscalização no trânsito das rodovias estaduais e municipais do Ceará, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou na manhã desta terça-feira (17), a solenidade de abertura da segunda turma do Curso de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (CPTUR). A capacitação visa habilitar os profissionais de segurança pública para ingresso no batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), qualificando-os para desempenhar modernas técnicas de policiamento e fiscalização de trânsito e transporte em rodovias estaduais e municipais do ceará.

O curso possui 98 horas/aulas e contempla em seu cronograma disciplinas teóricas e práticas de direitos humanos, ética e cidadania; legislação de trânsito; atendimento pré-hospitalar; direção defensiva; identificação veicular, confecção de documentos de trânsito, entre outros assuntos relevantes para o treinamento do profissional, que atuará na fiscalização do trânsito e na segurança dos condutores da malha rodoviária do Estado.

Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário da PMCE, tenente-coronel Ronaldo José de Sousa da Silva, o agente de trânsito bem preparado, transmite uma maior segurança aos condutores de veículos e atinge bons resultados. “O profissional de trânsito, tem que ser muito preparado para atingir o objetivo, que é a legalidade. Essa capacitação nos oferece mais segurança, proficiência, profissionalismo para colocar em prática a nossa técnica de abordagem de trânsito”.  Ronaldo aproveitou a oportunidade e destacou os resultados obtidos pelo batalhão com o auxílio dos policiais que já passaram pela capacitação. “Temos quase 300 armas apreendidas em um ano, que bateu e muito a média do ano passado. Criamos o Grupamento Tático Rodoviário – GTR, formados por motociclistas. Ontem mesmo, fizemos uma operação com a AMT de Caucaia e apreendemos 30 motos em uma noite. Essa é a nossa pisada, esse é o nosso batalhão.”, enfatizou o oficial.

Ao todo 30 agentes de segurança pública participam do curso, incluindo policiais militares, servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e guardas municipais de Fortaleza. As instruções seguem até o dia 30 de outubro.

Foto: Leandro Freire (Ascom Aesp)

Fonte: AESP